O PT (Partido dos Trabalhadores) lança em Piracicaba uma plataforma inovadora: um site para que a população apresente suas propostas para o programa de governo do partido. O site “Fala, Piracicaba” será apresentado nesta quarta (26), às 19h, em uma live com o pré-candidato a prefeito pelo partido, Professor Adelino de Oliveira, o ex-prefeito José Machado, a deputada estadual Professora Bebel, a presidenta da partido na cidade, Penéloti Mendes, o ex-vereador Isaac Roston, e o médico Perci Bertolini. A apresentação ocorre simultaneamente pelas páginas do Professor Adelino e do PT no Facebook (@ProfAdelinoOliveira e @PTPira).
O site será aberto para que todas as pessoas que queiram possam apresentar propostas para qualquer setor, como saúde, educação, transportes e até combate à Covid-19. Os moradores da cidade também podem apresentar ideias para melhorar seus bairros e comunidades. “O que queremos é construir uma proposta que envolva a cidade, pois pretendemos governar com todas as pessoas, estimulando a participação popular e reativando os instrumentos que estão esquecidos em Piracicaba, como os conselhos municipais”, comenta o Professor Adelino.
O site pode ser acessado no endereço https://www.programadegovernopt.com.br/piracicaba e o envio de propostas e sugestões é muito simples. O morador deve se identificar e responder a duas perguntas: o que pode melhorar em seu bairro ou região e qual a proposta para a cidade (o morador pode responder apenas uma se quiser).
A construção da plataforma colaborativa está alinhada com várias outras campanhas do PT, como em São Paulo e Campinas e também em Salvador (BA). A ação está de acordo com a história do partido, que em suas administrações valorizou a participação popular por meio de diversos instrumentos, como os conselhos e as conferências e também o Orçamento Participativo, implantado em Piracicaba na primeira gestão petista na cidade, tendo José Machado como prefeito.
PROGRAMA DE GOVERNO
A elaboração do Programa de Governo do PT para Piracicaba começou em fevereiro, quando o partido realizou um seminário interno. Depois disso, os filiados se organizaram em torno de cinco grandes dimensões para elaborar os textos iniciais.
Nos próximos dois sábados (29) e 5 de setembro, o partido realiza um novo seminário interno, com participação de filiados, só que desta vez on-line. Nestes seminários, os participantes irão debater os textos que servem de base para a composição do programa, que depois serão modificados a partir das contribuições tanto nas discussões internas como das colaborações populares vindas pelo site.
Acho muito importante a participação do povo, com suas dificuldades , ideias etc:
ter uma opção pra que se possa falar , e tambem para os políticos possa saber com mais facilidade .