Mesmo com a queda brusca da temperatura nesse último final de semana, mais de 200 pessoas, entre crianças e adultos, divertiram-se, cantaram, dançaram e aprenderam com o espetáculo Drive In Moedinha, promovido pela Sicoob Cocre, em Piracicaba. A peça, que foi totalmente gratuita e encenada pelo grupo teatral da Agência NCasting, é uma das etapas do projeto social de mesmo nome desenvolvido e lançado pela instituição em 2019, que tem como objetivo oferecer formação em educação financeira, cooperativista, ambiental e de cidadania a crianças da comunidade.
“No ano passado levamos esta mesma peça para as escolas. Este ano, nosso desafio foi bem maior, começou em março, quando soubemos do distanciamento social obrigatório e o fechamento das escolas, e terminou com sucesso neste último final de semana, quando tivemos cerca de 200 pessoas que receberam, de maneira lúdica, informações importantes sobre Educação Financeira, e ainda puderam sair de casa para se divertir”, contou o diretor executivo da Sicoob Cocre, Nivaldo José Camillo de Oliveira.
Foram quatro apresentações teatrais, sendo duas no sábado (22) e duas no domingo (23), todas gratuitas. A peça teatral Moedinha foi desenvolvida exclusivamente para a Sicoob Cocre e contou a história de Caio, personagem do livro Caio achou uma moedinha, da Coleção Financinhas do Instituto Sicoob. Foram abordados conteúdos ligados ao cooperativismo, educação financeira e meio ambiente, com muita música e diversão. “A educação financeira é um dos pilares do cooperativismo. Este projeto é nossa menina dos olhos e estamos muito felizes com o resultado. O formato inovador, adaptado a nossa nova realidade, mostra como nossa instituição está preparada para o futuro, assim como estamos preparando nossos associados para o que está por vir”, comentou Evandro Piedade do Amaral, presidente do Conselho de Administração da Sicoob Cocre.
As crianças ainda levaram para casa o livro Caio achou uma moedinha, como forma de multiplicar os conhecimentos na família e com os amigos. “Eu achei muito divertido, tinha interação, a gente conseguiu conectar o som ao aparelho do carro e ouvimos e vimos muito bem. Aprendi o que é cooperativismo. Foi muito bom sair de casa e aprender”, disse Olivia Freitas, 11, que saiu de Americana só para assistir ao espetáculo em Piracicaba.
SEGUNDA FASE
A segunda fase será a formação de professores e interessados em geral, realizadas pelo professor Yuri Reis, formado pela USP (Universidade de São Paulo), com o objetivo de levar o conteúdo do Cooperativismo e Educação Financeira para formadores. A primeira aula show aconteceu no dia 23 de agosto, também no modelo Drive In, antes da apresentação do teatro, no Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba.
As outras aulas serão on-line, nos dias 15 e 30 de setembro, sempre às 19h. Já a terceira ação será a formação dos funcionários da Sicoob Cocre, que também receberão um treinamento on-line pelo professor Yuri Reis sobre o assunto, em setembro. “A segunda fase do projeto é tão importante quanto a primeira, pois a formação de nossos educadores multiplica de maneira inigualável o conhecimento que gerarmos. Acreditamos muito neste projeto e nos orgulhamos dos resultados, porém queremos torná-lo cada vez maior”, enfatizou o diretor executivo da Sicoob Cocre Nivaldo José Camillo de Oliveira.