Caldeirão de Piracicaba

INSISTÊNCIA
O Movimento de Combate à Corrupção em Piracicaba divulgou, ontem, pelas redes sociais, foto de que seus representantes foram à Capital para “protocolar um requerimento de ciência ao prefeito condenado de sua inelegibilidade” (em segunda instância). Refere-se ao prefeito Barjas Negri (PSDB), de Piracicaba.

 

PRETEXTO
Aprovada em extraordinária da Câmara de Vereadores de Piracicaba, quinta (20), a moção de apelo 91/2020, da vereadora Nancy Thame (PV), solicita a retirada do Instituto Florestal do Estado de São Paulo (IF-SP) de projeto de lei, apresentado pelo governador João Doria, sob o pretexto de “ajuste fiscal”. Essa reforma de Doria vai dar o que falar.

 

MIRANTE – I
O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba está disponibilizando algumas edições da revista Mirante no Flickr. É possível visualizar estas edições e salvá-las no formato JPG (figura) em qualquer plataforma digital de acesso, seja no PC, smartphone, tablet e outros. O objetivo é divulgar uma importante publicação piracicabana na década de 1950 e 1960.

 

MIRANTE – II
A revista Mirante foi a precursora das revistas na Noiva da Colina. Fala sobre a sociedade, comércio, indústria, esporte, humor… Uma infinidade de assuntos numa cidade que estava em franco crescimento. A revista teve duração de quatro anos, sendo recriada depois nos anos 1980. A direção era de Renato Wagner, renomado artista plástico da cidade.

 

MIRANTE – III
Segundo Cecílio Elias Netto, o escritor de Piracicaba, a principal revista que Piracicaba teve foi “Mirante”, criada em 1957 por Renato Wagner, Fued Helou Kraide e Arlindo Romani. Durante muitos anos, teve sucesso absoluto, com colaboradores do nível de Joaquim do Marco, David Antunes, a intelectualidade piracicabana, e fotos de Idálio Filetti e Ary Lacorte.

 

CLUBE
Reeleito o presidente do CCR Cristóvão Colombo, Jorge Nascimento, em processo eleitoral inusitado do clube, com 1.112 eleitores votando ao todo, e chapa vencedora obteve 730 votos. A chapa de oposição, denominada “Renovação e Transparência obteve 360 votos. Nulos e brancos foram 22.

 

AMOSTRA
Entre os conselheiros mais votados, Tatinho Pereira com 609 votos; Romualdo Briganti (Baby professor) 471; Juan Sebastianes 450 (da oposição), que não é mais pré-candidato a vice-prefeito. Na turma dos 300 votos os pré-candidatos a vereador na cidade José Paiva (SD) e José Portes (PV). Seria amostra?

 

CONVERSAS
Partidos de oposição já começam a ensaiar uma “conversa”, aqui e ali, sobre o cenário político pré e pós-eleitoral em Piracicaba. DEM, PSB, PDT e PV alinhavam ideias entre eles sobre as eleições desse ano. Na mesa, quem vai apoiar quem se o segundo turno vier. E o prefeito Barjas Negri (PSDB) mantém sua estratégia: sem comentários.

 

PATRIOTAS
Do lado dos Patriotas, semana passada, o nome de Juan Sebastianes, não foi aceito para ser o vice de Érica Gorga. Os Patriotas apostam na renovação cem por cento e, por isso, apostam em Érica, e querem um vice com outra cara. Aos 72 anos, várias batalhas enfrentadas, Juan continuará fiel conselheiro entre os Patriotas. O farmacêutico Jajá, vice da legenda, pode ser uma das opções para pré a vice.

 

JÁ?
O vereador Laércio Trevisan (PL) ironizou, na tribuna da Câmara, semana passada, que alguns assessores de vereadores estão se articulando para ajudarem na “montagem” da futura mesa diretora da casa. Como se o resultado das urnas dependesse deles. Carro na frente dos bois, alertou o vereador. Já assim?

 

TROCADILHOS – I
Trevisan fez trocadilhos novos, e mostra que a região onde mora, onde estão sendo construídos vários novos prédios de apartamentos, prejudica calçadas, asfalto, descumprindo lei municipal de exibição de placas de publicidade, entre outros problemas. Falta de fiscalização geral.

 

TROCADILHOS – II
Aliás, segundo Trevisan, em Piracicaba, “banana tá comendo macaco” e “poste está urinando em cachorro…”. Até puxou, com ironia, um parabéns “homenageando” o atual prefeito por suas não realizações na cidade, durante as ironias da semana passada.

 

IHGP
O editor da Revista do IHGP nos últimos anos, Adolpho Queiroz, será o entrevistado do próximo sábado (29) na série de lives que o jornalista Edson Rontani tem comandado, para divulgar a instituição em tempos de pandemia.

 

CONVENÇÕES
O Partido Liberal (PL) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) abrem a fila das convenções, dia 2 de setembro, em Piracicaba. O prazo máximo para as convenções é 16 de setembro e muitos estão deixando para o último dia. Estratégia?

 

SEM TARIFAS
O governador do Estado, João Doria (PSDB), suspendeu a cobrança de tarifa para abertura de novas empresas, através da Junta Comercial. Quer estimular o empreendedorismo, para gerar empregos, porque o coronavírus atrapalhou. Eita, Palácio do Planalto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima