Campanha antitabagismo aborda efeitos do cigarro à beleza

O compositor Ricardo Magalhaes também está na “Paradas pro Sucesso” – Crédito: Divulgação

O baterista, educador e compositor Ricardo Magalhães é um dos inúmeros artistas que integra a Paradas pro Sucesso, campanha antitabagismo que inspira as pessoas a buscarem tratamento para essa doença. “Fico muito feliz em participar de uma campanha tão nobre, que tem por objetivo resgatar vidas de um hábito destruidor como o tabagismo e despertar as pessoas para uma vida com muito mais saúde e bem-estar na sua existência. Parabenizo a doutora Juliana e agradeço pelo convite em participar”, destaca Magalhães.
De acordo com a cardiologista Juliana Previtalli, idealizadora da campanha, algumas horas após parar de fumar já fazem o corpo recuperar os níveis de oxigênio no sangue. “Sua pele começa a reagir e receber estímulos para melhorar a nutrição. Os cabelos voltam a ficar brilhantes e mais fortes. Não são só pulmão e coração que sofrem a cada tragada de um fumante. Fumar é um vício que traz repercussões para diversos órgãos do corpo humano, inclusive para o maior deles: a pele”, explica a médica.
Confira os cinco danos que o cigarro pode causar à pele: Códigos de barra – esse é o nome popular das linhas de expressão que se formam próximas à boca do fumante. As marcas são uma consequência da repetição de movimentos dos músculos do rosto ao tragar; Ressecamento – o tabagismo causa dano oxidativo ao organismo e liberação de radicais livres (moléculas produzidas pelo corpo que reagem com outros componentes e causam envelhecimento da pele. Eles são um dos responsáveis por uma pele mais seca. A maior produção de radicais livres inibe a produção de colágeno, proteína importante para hidratar e dar elasticidade à pele. O tabagismo também provoca diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, a chamada vasoconstrição. O transporte de substâncias importantes para a pele, portanto, torna-se mais difícil.
Cicatrização complicada – a diminuição da capacidade de regeneração da pele é outra consequência da vasoconstrição e do aumento de radicais livres provocados pelo cigarro. Assim como substâncias hidratantes não “encontram” o caminho em meio a vasos finos, o mesmo ocorre com elementos que auxiliam na recuperação da pele; Manchas – talvez a manifestação mais evidente dos efeitos do cigarro sobre a pele, as manchas amareladas que aparecem principalmente na ponta dos dedos, são resultado da impregnação da nicotina no local. O calor do cigarro potencializa este processo; Celulite – bem mais comum entre as mulheres, a celulite é um depósito de gordura sob a pele. Suas causas são as mais variadas e incluem fatores hereditários, mas o cigarro aumenta a possibilidade de ela aparecer.
PARTICIPAÇÃO 

Quem quiser participar da Campanha Paradas pro Sucesso pode enviar depoimento em vídeo ou por escrito para a idealizadora, por meio do Instagram: @julianabarbosaprevitalli. A Paradas pro Sucesso foi idealizada pela cardiologista Juliana Previtalli e pelo músico Luis Fernando Dutra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima