A iniciativa partiu do Setor de Captação de Recursos do Hospital, com apoio da Comissão de Humanização e, segundo Marcos Andrade, contou com a participação de empresas, famílias, do Grupo de Mulheres Vicentinas, da Paróquia São Francisco de Assis do Bairro Jupiá e da Uniprime Piracicaba. “A campanha partiu do princípio de que solidariedade e empatia são ações que não envelhecem e a comunidade, mais uma vez, atendeu ao chamado da Santa Casa”, disse Andrade.
Segundo Andrade, as fraldas doadas atenderão as necessidades do hospital por até 30 dias, beneficiando pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). “O SUS custeia a assistência, mas não oferece gêneros de primeiras necessidades durante a internação hospitalar, como fraldas e produtos de higiene pessoal”, explicou.
A presidente da Comissão de Humanização da Santa Casa, Márcia Garavazzo, conta que foram três dias de trabalho intenso, desempenhado por um grupo de 20 funcionários voluntários que se dispuseram a recepcionar os doadores no estacionamento interno do Hospital, próximo à entrada principal. “Assim, conseguimos agilizar o processo e o fluxo de veículos, mesmo em meio à pandemia”, observou, atentando para os cuidados preventivos. “Todos estavam devidamente protegidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), em respeito a si e ao próximo”, disse.
A gerente da Cooperativa de Crédito Uniprime, Mariana Truffi, revela que as 504 fraldas doadas pela empresa à Santa Casa foram arrecadadas durante o mês de julho, por meio de campanha junto aos empresários e profissionais cooperados. “Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você tem sido o lema da Uniprime na cidade”, justificou.
Ao externar os “sinceros agradecimentos da Santa Casa” aos que atenderam ao chamado da Instituição, o provedor João Orlando Pavão, que acompanhou toda a movimentação ao lado da Mesa Diretora e Administrativa, lembrou que, ao apoiar o hospital, as pessoas consequentemente ajudam os mais carentes, principalmente neste momento de dificuldades e restrições. “Obrigado, Piracicaba”, ele disse.
Pavão aproveitou para lembrar que, por meio do Setor de Captação de Recursos e da Comissão Interna de Humanização, as ações solidárias terão continuidade e que, em breve, uma nova campanha será lançada pela Santa Casa para continuar atendendo a necessidades dos que mais precisam. “Um dos pilares das filantrópicas é a solidariedade e precisamos exercitá-la a todo momento”, considerou o provedor.