Dez anos da Base de Aviação em Piracicaba

Coronel Adriana

 

Na quarta-feira, 18 de Agosto de 2010, em solenidade que contou com a participação do então Secretário de Segurança Pública, o helicóptero Águia 19, modelo Esquilo AS-350-B2, foi entregue para o Comando de Policiamento do Interior de Piracicaba. Começava ali a história dos Grupamento Águia em nossa cidade.

Fruto de um programa de expansão do serviço de Rádio Patrulha Aérea da PMESP, com investimento total de 35.9 milhões de reais do Governo do Estado e que objetivava atender com policiamento aéreo todos os Grandes Comandos de Área do Estado, a Base de Aviação de Piracicaba foi criada com o intuito de atuar no apoio a todas as atividades desenvolvidas pela PMESP na base territorial do CPI9.

A “Base dos Águias” foi instalada inicialmente em sede alugada e, para realizar os serviços de Resgate Aero médico, Remoção Aero médica, Policiamento Ostensivo, Policiamento de Choque, Policiamento de Trânsito, Policiamento Ambiental e Combate a Incêndios, desde então ela conta com helicóptero com capacidade para seis pessoas, equipados com rádios digitalizados, ‘moving map’, que fornece mapas e cartas de rotas de um município, farol de busca para localização de pessoas durante o período da noite; guincho para resgate de pessoas e objetos, equipamentos médicos de resgate; esqui com degrau estendido e GPS Garmin – um identificador de coordenadas de alta definição, que possui interface de alta qualidade e fácil acesso, entre outros equipamentos.

A sede própria da Base de Aviação de Piracicaba, que fica no Aeroporto Comendador Pedro Morgante – Rua Horácio Cerione, 865, foi inaugurada em 26/01/13 e conta com modernas e amplas instalações, planejadas para atender todas as necessidades operacionais e administrativas dos tripulantes e da comunidade que ali é recebida para visitas e para eventos como os “QAP”, Quartéis Abertos ao Público.

Esse evento de alto valor social é realizado anualmente, já se tornou tradição e ano a ano cresce em tamanho e alegria das crianças especiais que tem o privilégio de ali estar.

A 10ª edição, realizada em 22Nov19, reuniu cerca de mil pessoas, entre crianças assistidas por Instituições Sociais como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Centro de Reabilitação Piracicaba (CRP), a Escola Passo a Passo, a Avistar e o Centro de Educação Especial João Guidotti, cuidadores e seus familiares.

Entre acrobacias aéreas, distribuição de lanches, atrações culturais e atividades lúdicas, as crianças têm a oportunidade de interagir com os tripulantes e conhecer as aeronaves. Essa atividade integra a PMESP com outras instituições que apoiam a festa e sempre termina com a chegada do Papai Noel que distribui presentes, num evento realmente digno de aplausos.

Além dessa atividade, com a inauguração da sede própria a Base de Aviação de Piracicaba, passou também a ser o centro formador de pilotos do Comando de Aviação da Polícia Militar e logo na primeira turma um fato histórico ocorreu: a Tenente Lara Carolina Duarte, concluiu o curso de formação de pilotos e se tornou a primeira mulher piloto de helicópteros da PM de São Paulo.

Vários foram os fatos em que a atuação dos “águias” tiveram destaque: tripulantes com suas aeronaves resgataram 2 dos 11 dos trabalhadores vítimas da queda de uma estrutura de metal e concreto de um viaduto sobre a rodovia SP 147, resgataram vítimas do estouro da barragem de Brumadinho e de queda de aeronave na região de São Pedro, onde também tiveram ação destacada no combate a incêndio na Serra de São Pedro.

As mais de 3500 horas de vôo, 3298 missões, 870 pessoas detidas, 117 armas apreendidas, 799 veículos recuperados, 15 pessoas salvas, mostram que a Polícia Militar estava correta em propor e executar esse ambicioso projeto de expansão, que contou com o apoio de muitos, conhecidos e anônimos que, de uma forma ou de outra colaboraram e colaboram para o sucesso das missões de executar operações de segurança pública, preservar vidas, proteger o patrimônio e potencializar todas as atividades da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

_______

Coronel Adriana, vereadora em Piracicaba (PSL)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima