Diante do cenário atual, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) deu continuidade, nessa quinta (13), aos seus treinamentos on-line e gratuitos com o tema “Como fazer a análise de crédito de pessoa jurídica?”. Os ensinamentos têm como objetivo auxiliar os associados perante as dificuldades de controle da inadimplência, apresentando a eles os mecanismos de análise de riscos nas vendas.
O treinamento foi ministrado pelo coordenador do Departamento de Gestão de Crédito da Acipi, Samuel Oliveira Cardoso. Entre os assuntos abordados estão as análises de informações interna, externa, de cliente, concorrente, referências bancárias e comerciais. “Para fazer uma boa análise, são necessárias pesquisas mais completas, consistentes e inteligentes, avaliando a situação atual e histórica do consumidor. No caso de empresas, deve-se verificar, sobretudo, o status dela na Receita Federal e na Inscrição Estadual”, disse o profissional.
Conforme Cardoso, conhecer tipo e porte das empresas – Sociedade Anônima, Sociedade Empresarial Limitada, Sociedade Simples, Empresa Individual Responsabilidade Limitada, Empresa Individual ou Microempreendedor Individual -, além da natureza jurídica, proporciona o entendimento do potencial de compra delas.
Por isso, algumas informações como data de fundação, quantidade de funcionários, número de filiais, capital social, faturamento presumido e histórico de pagamentos são essenciais nessa análise. Ainda segundo o treinador, cruzar o ramo de atividade (CNAE) do cliente com o produto auxilia, ainda, a entender se a venda é realmente segura.
As empresas também podem ser categorizadas por segmento, que agrupam aquelas que têm atividades semelhantes. “Saber a localização também ajuda a entender mais sobre as atividades, porte e avaliar. Verifique dados como o Cartão CNPJ, DIC (Documento de Informações Cadastrais), representantes externos e pesquisa geográfica”, disse Cardoso.
Segundo os dados apresentados na aula on-line, quanto maior a quantidade de débitos ativos na data de referência, maior a inadimplência observada nos próximos 12 meses. A auxiliar administrativa Taciane Carraro, da empresa associada à Acipi, Colibri Importação e Exportação, foi uma das participantes do treinamento. Segundo ela, como a empresa trabalha com exportação, sempre é preciso consultar o Score dos fornecedores e o conteúdo do encontro trouxe aprendizado para o dia a dia. “Foi maravilhoso. Deu para entender melhor todo o cenário. Quando temos clientes que não nos pagam, conhecemos alternativas, outras formas para realizar essa cobrança”, comentou.
Os ensinamentos do treinamento já puderam ser aplicados na rotina do assistente administrativo da Piratruck Caminhões e Implementos, Humberto Andrade. “Nunca havia participado de um treinamento com esse tema e nem de forma on-line. Foi muito didático e a forma que o treinador utilizou para explicar foi bem objetiva. Ontem mesmo já apliquei algo que aprendi. Gostei muito do formato também, não foi cansativo. Nem percebi o tempo passar”, destacou.
Acipi ensina como analisar crédito de pessoa jurídica
15 de agosto de 2020