Sedema identifica ‘venda’ de mudas doadas pelo Viveiro

A Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) alerta que, recentemente, identificou um caso de prática irregular de comercialização de mudas de árvores frutíferas – produzidas e distribuídas gratuitamente pelo Viveiro de Mudas, com propósitos ambientais – num site de compra, venda e troca de produtos. Pela internet, um munícipe estava vendendo um lote de oito mudas oriundas do Viveiro a R$ 49,99.
A solicitação das plantas foi feita por meio do SIP 156, no dia 27 de julho, por uma munícipe, com a justificativa de que as mudas seriam plantadas em um sítio no bairro Paredão Vermelho. No total, foram doadas 20 mudas de árvores frutíferas: acerola, ameixa, cajamanga, goiabeira, jambinho, pitanga-preta, cereja-do-Rio-Grande, limão-rosa, uvaia, araçá-vermelho e graviola.
Após a retirada, contudo, uma parte do lote foi anunciada por uma outra pessoa e colocada à venda numa postagem no referido site, com a chamada “Promoção 8 mudas por R$ 49,99”. “Fiquei indignada ao saber que algumas pessoas estão fazendo isso, é uma falta de bom senso, uma atitude de má-fé. Infelizmente, a gente se sente enganada”, lamenta a engenheira agrônoma responsável pelo Viveiro Municipal, Clementina Rossin, que disse estar estudando formas para detectar e evitar esse tipo de situação no futuro.
A MISSÃO DO VIVEIRO 

Instalado desde 1995 numa área de cerca de 70 mil metros quadrados, no bairro Santa Rita, o Viveiro de Mudas produz cerca de 110 mil mudas por ano. Uma grande porção é destinada à arborização urbana (plantio em calçadas, canteiros, parques e áreas verdes), enquanto que outra parte é gratuitamente doada à população, por exemplo, donos de sítios e chácaras para o plantio em suas propriedades. Após o episódio, o Viveiro de Mudas limitou o número de doações em 10 mudas por pessoa e a solicitação também deve ser feita pelo SIP 156.
E por meio de uma parceria com o Consórcio PCJ, o Viveiro Municipal também fornece cerca de 50 mil mudas para o reflorestamento e a preservação de matas ciliares da Bacia do PCJ, dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Mais informações sobre o Viveiro Municipal e outros serviços da Sedema estão nos sites www.sedema.piracicaba.sp.gov.br ou https://sedema.wixsite.com/sedema/arborizacaourbana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima