Eleito para o triênio 2020/2022, Antônio Carlos Gonçalves Alves – Kaká completou no último dia 3 de agosto, seis meses na presidência do Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba). Segundo ele, o saldo é positivo, mesmo diante do cenário atual.
“Estamos fazendo uma gestão com muita responsabilidade, sempre com o objetivo de trazer confiança e segurança aos servidores, mesmo diante das dificuldades que estamos passando por conta da pandemia provocada pelo coronavírus. Nossa rotina de trabalho interna segue a mesma, ou seja, com os atendimentos presenciais reduzidos, no período das 9h às 15h, além dos nossos canais de atendimento, via telefone, e-mail e site, totalmente ativos”, explica.
Ele comemora as ações realizadas nos primeiros meses de gestão. “Lançamos um novo vídeo institucional e o nosso novo site, totalmente reformulado, moderno e de fácil acesso. Também reformulamos a ‘Galeria de Ex-Presidentes’ que será exposta na recepção do Instituto ainda esse mês e, tão logo ocorra a possiblidade de realizarmos eventos, ela será inaugurada. Além disso, nossa Ouvidoria segue atenta a todas as dúvidas, críticas e sugestões dos servidores”.
Kaká ressalta ainda a importância do grupo Viva Melhor, um dos focos de sua gestão e que completa 11 anos de existência nesse mês. “Temos o compromisso de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos beneficiários. Por isso, queremos garantir e aumentar a participação deles no Viva Melhor. Entretanto, devido à pandemia, os encontros estão temporariamente suspensos. Mesmo assim, montamos listas de transmissão pelo WhatsApp e elaboramos uma rotina de atividades diárias para eles não fiquem parados”.
Durante os seis primeiros meses de sua gestão, Kaká tem seu trabalho pautado na inclusão de seus compromissos de campanha eleitoral na rotina do Instituto. Ele e o vice-presidente Marcel Zotelli venceram a eleição que ocorreu em novembro do ano passado e foram empossados pelo prefeito Barjas Negri em fevereiro.
O presidente explica ainda que foi primeira vez que os servidores públicos estatutários elegeram, de forma direta, ou seja, nas urnas, o presidente, o vice-presidente e o Conselho Deliberativo. “Temos o Conselho Fiscal em nosso Instituto, formado por indicações da municipalidade e de entidades, e seguimos com o Comitê de Investimentos, igualmente composto por indicações. Mantemos intensa interação entre os membros, com diálogos frequentes”, enfatiza Kaká.
O vice-presidente Marcel Zotelli reforça que o foco da atual gestão é trabalhar de forma transparente, acessível e com responsabilidade. “O Ipasp é o maior patrimônio do servidor público estatutário. Apesar do momento difícil provocado pela pandemia, foi possível nesse período implementar várias melhorias, conforme informado por nosso presidente. Apesar de não estar presente diariamente no Instituto, acompanho de perto todas as ações realizadas. Por isso, quero parabenizar o Kaká e toda equipe de servidores do Instituto pelas ações conquistadas nesses seis meses de gestão”, acrescenta.
“Nosso objetivo é manter um bom relacionamento com os poderes Executivo e Legislativo, assim como fortalecer as parcerias com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais, a Associação dos Funcionários Públicos e a Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas, em prol dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, estão entre os compromissos que estamos igualmente cumprindo com reuniões e contatos frequentes desde o início”, diz o presidente.
Kaká ressalta ainda que o objetivo para os próximos meses é dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado e assumido durante a campanha eleitoral promovendo assim o fortalecimento do Instituto. “Estamos fazendo uma gestão responsável, objetivando a confiança e a segurança dos servidores, uma vez que o Ipasp é o maior patrimônio de todos nós. Estamos totalmente à disposição dos segurados para que todos fiquem bem-informados e não tenham dúvidas. Afinal, todos juntos trabalhamos por um Ipasp cada vez mais forte”, conclui.