Douglas Simões destaca importância da campanha antitabagismo

Douglas Simões: “A campanha convida a uma reflexão mais profunda a respeito da vida” – Crédito: Arquivo pessoal

O tabagismo é responsável por cerca de 50 doenças e um terço das mortes causadas por ele são as doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Em indivíduos com menos de 60 anos que sofreram um infarto, metade era tabagista.
E o primeiro artista a se engajar na Campanha Paradas pro Sucesso, o professor e compositor Douglas Simões, destaca a importância da iniciativa. “Parabéns à Campanha Paradas pro Sucesso, de iniciativa da Dra. Juliana Previtalli! Aliando as informações da Ciência Médica às emoções de vários artistas, alerta para os males do tabagismo, principal causa de morte evitável. A campanha convida a uma reflexão mais profunda a respeito da vida e dando a ela um sentido maior”, afirma.
O professor Douglas escolheu como tema para a sua participação na campanha: “Você sabia que o Tabagismo é a primeira causa de morte evitável na nossa sociedade e o mais importante problema de saúde pública da nossa era?”. O vídeo pode ser visto no YouTube: https://youtu.be/7Q4ThOARB8U.
CÂNCER DE PULMÃO 

O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão é o tabagismo, que é responsável por, aproximadamente, 6 milhões de mortes anuais no mundo, e aproximadamente 147 mil mortes no Brasil. Principal causa isolada evitável de câncer, além de câncer de pulmão, o tabagismo é também fator de risco para câncer de laringe, pâncreas, fígado, bexiga, rim, leucemia mielóide e, associado ao consumo de álcool, de câncer de cavidade oral e esôfago.
ANTITABAGISMO 

Pessoas de todas as idades podem se beneficiar da cessação do tabagismo. Um indivíduo que tenha por volta de 30 anos ganhará quase 10 anos em expectativa de vida. Mesmo alguém que tenha sofrido uma doença grave como o infarto consegue um benefício ao parar de fumar, pois reduz mela metade as chances de ter outro ataque cardíaco. O indivíduo que deseja fazer o tratamento para parar de fumar pode se dirigir a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade e perguntar pelo Programa Antitabagismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima