A última lição

Antonio Messias Galdino

 

Piracicaba foi surpreendida, na manhã do dia 13, com a notícia do falecimento do Dr. Jairo Ribeiro de Mattos, cuja vida foi um exemplo de trabalho e dedicação a Piracicaba e aos piracicabanos, principalmente aos mais carentes de atenção e assistência, visto que mais da metade de sua vida dedicou-se ao Lar dos Velhinhos de Piracicaba, instituição que, de simples abrigo de idosos, transformou-se na primeira Cidade Geriátrica do Brasil.

Tivemos estreita relação com o Jairo, visto que integramos a Câmara de Vereadores de Piracicaba sob a mesma legenda, no quadriênio de 1973 a 1976, e pudemos sentir todo o seu entusiasmo e seriedade no trato dos assuntos ligados à administração municipal. Sempre aberto ao diálogo, sabia ouvir, mas tinha opiniões próprias e as defendia com veemência e teimosia até. Eram comuns nas discussões das bancadas sobre assuntos polêmicos e ele demonstrava com o conhecimento técnico que possuía em razão de sua formação acadêmica, esclarecendo pontos confusos e mostrando o melhor caminho para se conseguir o desejado.

Convivemos com Jairo na direção da agremiação política a que pertencíamos e batalhamos para que fosse indicado a disputa do cargo de deputado estadual pela nossa região. Na Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado Jairo se superou, e por dois mandatos, não apenas Piracicaba mas toda a região, se beneficiou com o seu trabalho incansável em diversos setores.

Quando candidato a Prefeito Municipal, no ano 2.000, nos convidou para compor sua chapa como vice. Foram meses de trabalho por toda cidade, levando aos piracicabanos a mensagem de uma administração inovadora e progressista.

Estivemos a seu lado no Lar dos Velhinhos de Piracicaba como integrante e Presidente do Conselho e sentimos, de perto, o seu amor e dedicação incondicionais àquela Instituição de Benemerência. Graças aos seus conhecimentos e empenho construiu e agregou ao lar a Colônia de Férias de Praia Grande e recebeu em doação da Família Silva Gordo o Solar da Usina Monte Alegre, aumentando assim o patrimônio da Instituição com a finalidade de se obter sua auto suficiência.

A ocupação do terreno do Lar dos Velhinhos foi sendo feita gradativamente, contando com o auxílio de pessoas generosas e desprendidas, que nunca faltaram com a ajuda solicitada. Com sua visão de futuro, lançou-se à construção do hotel em fase final, como fonte geradora de renda para entidade, cujo objetivo final outro não é senão a da assistência aos idosos carentes.

Falar de Jairo Mattos é falar do artista plástico cujas esculturas encontram-se espalhadas por toda a cidade, é falar do professor universitário que honrou os quadros docentes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, é falar do empresário de comunicação, é falar do pai de família exemplar, é falar do amigo de todas as horas, é falar do homem que não sabia dizer não a ninguém, pois estava sempre pronto para ajudar, incentivar e apoiar as boas iniciativas.

O seu livro “Anos de Minha Vida E A Cidade Geriátrica” constitui a sua última lição.

______

Antonio Messias Galdino, advogado e jornalista

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima