Castramóvel chega em boa hora

Barjas Negri

 

O Sr. Luiz Américo Chitolina, agindo como pré-candidato a vereador, sempre foi um profissional que lutou pelas causas animais, tanto é verdade que, juntamente com o vereador Capitão Gomes, articulou com o Deputado Federal Ricardo Izar, uma emenda parlamentar para que a Prefeitura pudesse comprar um Castramóvel para ampliar o número de castrações na cidade.
Ocorre que a primeira licitação realizada pela Prefeitura teve problema, porque a empresa vencedora da licitação não entregou o equipamento e a Administração foi obrigada a realizar nova licitação. Com isso, ocorreu um atraso superior a oito meses. Essa é a verdade dos fatos e é lamentável que tenha ocorrido.
Agora, fazer fantasias, ilações e politicagem, é inadmissível, querendo fazer campanha eleitoral numa ação importante para a saúde pública e para a saúde dos nossos animais, que tem recebido muito apoio de toda sociedade.
O Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba, mesmo com dificuldades, funciona bem e tem a dedicação de seus profissionais. Tanto é verdade que, em 2016, foram realizadas 2.891 castrações e no ano passado, 5.566 castrações: um aumento de 2.675 novas castrações ou 92%. Para este, ano a Secretaria de Saúde licitou a realização de 1.000 novas castrações que estão sendo realizadas por clínica particular, acrescentadas às realizadas pela Prefeitura.
O funcionamento do Castramóvel será realizado em parceria com a Direção do Curso de Veterinária da Unimep, envolvendo alunos e professores, no aprendizado dos alunos e no atendimento das famílias de baixa renda cadastradas nos CRAS, passando a ter a oportunidade de castrar e cuidar melhor de seus animais.
É uma pena o comentário de que eu, como Ministro, não assinei o convênio para o Ônibus Veterinário de Piracicaba. É a primeira vez que ouço essa história, 20 anos depois. A primeira vez que a Prefeitura solicitou recursos do Ministério da Saúde foi para melhorar o Centro de Zoonoses e o Canil, e foi na gestão do Humberto de Campos, tendo sido aprovados e serviços executados, na época, tive oportunidade de participar da solenidade de inauguração, gentilmente convidado pela Administração Municipal. Liberei vários projetos para a Prefeitura, Santa Casa e HFC, e esse seria mais um se tivessem falado comigo, na época.
A segunda vez, por solicitação do prefeito José Machado, foi para construir a Central de Ortopedia, também aprovado por mim, que depois foi transformado no AME.
Nossos compromissos com a saúde pública e dos animais vão além desses atos mesquinhos, oportunistas e levianos, lamentavelmente evidenciados pelo Sr. Luiz Américo Chitolina. Neste momento, estamos empenhados na construção do Hospital Veterinário Público, com recursos estaduais, cujo terreno já está disponível no bairro Terra Rica, e com projeto já aprovado pela nossa Vigilância Sanitária, aguardando apenas passar os efeitos da pandemia do coronavírus para a Secretaria Estadual de Saúde licitar as obras. O Hospital Veterinário será custeado e mantido com recursos da Prefeitura.
Nosso próximo passo é aprovar, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei de Criação do Conselho Municipal de Defesa e Proteção dos Animais (Compet) para envolver toda a sociedade na elaboração de políticas públicas para a saúde dos animais e criar mecanismos de controle social.
___
Barjas Negri, economista, prefeito de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima