Os Ecopontos Monte Rey e Ártemis foram totalmente “zerados” nesta semana. Todo o volume de entulho e rejeitos das duas unidades – cerca de 420 toneladas – foi retirado por equipes da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), da Prefeitura de Piracicaba. Sábado (11), a remoção foi realizada no Ecoponto do Bosques do Lenheiro e, nos próximos dias, o serviço de limpeza prosseguirá nos outros cinco Ecopontos da cidade.
O Ecoponto do bairro Monte Rey foi totalmente limpo na última quinta-feira (9), com a retirada de 180 toneladas de rejeitos e 109 toneladas de entulho. A execução desse serviço teve o suporte operacional da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), que forneceu cinco caminhões basculantes para ajudar no recolhimento dos resíduos no local. Além destes veículos, o serviço foi realizado com outros quatro caminhões da Ecoterra (empresa terceirizada da Sedema), além de uma pá-carregadeira e outro caminhão da Prefeitura.
Na sexta (10), a limpeza total ocorreu no Ecoponto de Ártemis, com o recolhimento de 80 toneladas de rejeito e 50,4 toneladas de entulho. Para esta ação, foram utilizados cinco caminhões e a pá-carregadeira.
O montante de resíduos extraído dos dois Ecopontos teve dois destinos: os rejeitos foram encaminhados ao Ecoparque, enquanto os entulhos foram levados para empresas de reciclagem licenciadas.
“Os Ecopontos Monte Rey e Ártemis já estão totalmente limpos. Agora, na sequência, iniciaremos a limpeza do Ecoponto do Bosques do Lenheiro e, depois, de todos os outros”, declara Ludmar Antonio Romanini, responsável pelo setor de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Sedema.
O intuito é deixar todos os oito Ecopontos totalmente limpos e em ordem para a população poder usá-los normalmente, acrescenta Romanini. “A Sedema não quer deixar nada para trás, não queremos reclamações da população. O objetivo do Setor de Resíduos é sempre fazer o serviço bem feito”, afirma.
O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, destaca que os Ecopontos são importantes para a destinação adequada de resíduos sólidos. “É necessário que sejam bem utilizados pela população. Juntamente com as coletas de resíduos domiciliares e recicláveis, da varrição de ruas, avenidas e praças, dos serviços de Catacacareco e do recolhimento de resíduos de saúde, contribuem para Piracicaba se classificar em primeiro lugar no Brasil quanto ao saneamento básico, de acordo com a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária)”, frisa Menten.
Os Ecopontos de Piracicaba estão localizados nos bairros Monte Rey, Bosques do Lenheiro, Jardim Oriente, Ártemis, Mário Dedini I, Mário Dedini II, Cecap/Eldorado e Santo Antônio.
16 MIL TONELADAS
De janeiro até agora, o setor de Resíduos Sólidos da Sedema já retirou, aproximadamente, 16 mil toneladas dos oito Ecopontos da cidade, entre entulho da construção civil, rejeitos, madeira e pneus velhos.
INCÊNDIOS
Alguns Ecopontos do município têm sido alvo frequentes de incêndios, provavelmente intencionais, causando prejuízos à população, aos cofres públicos, ao meio ambiente e mobilizando equipes da Sedema e guarnições do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para o combate a essas ações.
LIMITE POR CIDADÃO
A Sedema salienta que os oito Ecopontos do município recebem, no máximo, 1 metro cúbico (m³) de entulho por pessoa. Dentro desta cota, o cidadão pode descartar resíduos de construção civil, pilhas e baterias, pneus, materiais eletro-eletrônicos, móveis inservíveis e resíduos de podas de árvores. Para mais informações e a localização dos Ecopontos da cidade visite o link https://sedema.wixsite.com/sedema/ecopontos