Morreu às 22h de domingo o benemérito Jairo Ribeiro de Mattos, por vários anos presidente do Lar dos Velhinhos de Piracicaba. Ele estava internado no Hospital Unimed Piracicaba em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) dias antes. Seu sepultamento foi na tarde ontem (13), às 16h30, no Cemitério da Saudade. A primeira comunicação foi feita na madrugada de segunda feira pela família. Deixou a esposa Anna Maria Meirelles de Mattos, e os filhos Ana Cristina, Ana Maria e Jairo, o Jairinho, além de netos e irmão João Ribeiro de Mattos. O prefeito Barjas Negri decretou luto oficial no município.
LEMA
O seu lema de trabalho e foi de muitas campanhas políticas de que participou eram os quatro esses (SSSS) – Saúde, Saber, Ser e Servir. “Este era sempre o tema seu preferido nos encontros que mantínhamos como anciãos da cidade”, comenta Evaldo Vicente, diretor de A Tribuna, que reunia, costumeiramente, co ele, Jairo, Cecílio Elias Netto e Antonio Messias Galdino. “Era o sonho de todos que a cidade tivesse uma leitura por esses idosos, não velhos, que sempre gostaram da cidade, amavam como ninguém a sua terra e o seu povo”, lembra o jornalista Evaldo. Os últimos encontros do “conselho de anciãos” eram no Café Cultural, um estabelecimento na rua Alferes José Caetano, esquina com a São José, que Jairo mesmo incentivou a ser criado, ao lado de tantos amigos, principalmente os da Távola Quadrada, até com quadros pintados.
Baluarte no voluntarismo, incansável no serviço humanitário
Façamos-lhe agradecimentos póstumos nomeando “Dr. Jairo Ribeiro de Mattos” à edificação que a fez — praticamente com as próprias mãos — para abrigar o futuro novo refeitório do LAR, e ali também investindo para a montagem da Usina Fotovoltaica, sonho, e iniciativas e avanços para a realidade da obra, que tomaram cada instante de sua Presidência na atual Gestão Administrativa da Instituição “Lar dos Velhinhos de Piracicaba” e sua Cidade Geriátrica. Nelson Antonio Pinotti, Diretor do Patrimônio.