Caldeirão de Piracicaba

LEGADO
O falecimento do ex-vereador e ex-deputado estadual por Piracicaba, benemérito do Lar dos Velhinhos, a primeira cidade geriátrica do Brasil, professor da Esalq, esposo, pai e merecedor de milhares de amigos, Jairo ribeiro de Matos no final da noite de domingo, consternou a cidade.

 

MULTIPLO
Homem de mil talentos, teve na generosidade o seu maior. Com ele, o Lar dos Velhinhos de Piracicaba engrandeceu-se e à cidade ao mesmo tempo; até os últimos dias da vida, comparecia regularmente às 7 horas da manhã, para supervisionar as novas obras de uma enfermaria e do novo restaurante, que atuará em parceria com o hotel que em breve também será inaugurado.

 

POLÍTICO
Foi autor de inúmeras leis e indicações que engrandeceram a cidade. Como deputado, conseguiu verbas para a construção de várias escolas nos bairros, com a escola estadual do bairro Piracicamirim.

 

SEMAE
Como presidente do SEMAE, no governo do prefeito Mendes Thame, cavoucou a cidade de ponta a ponta, trocando e substituindo tubulações antigas por novas, em ferro de melhor qualidade.

 

ARTISTA
Como artista plástico, pintor e escultor, nos legou, no Lar dos Velhinhos e em vários cantos da cidade, esculturas de personalidades locais. No Lar, a sua Capela é um mini Salão de Belas Artes, com obras que vão de Archimedes Dutra e Neno Nardin, entre outros beneméritos e abnegados. O recanto dos livros do Lar é um a referência regional, com mais de 15 mil títulos de livros antigos vendidos a preços baixos e uma intensa atividade cultural.

 

ULTIMOS DIAS
Era frequentador de um café ao lado de sua casa, na rua Alferes José Caetano com a São José, onde se reuniam os Cavaleiros da Távola Quadrada, para conversas animadas, entre as caipirinhas que ele adorava antes do almoço, para conversar sempre de política. Torcia pelo sucesso de Bolsonaro, advertia e aconselhava, quando chamado, o prefeito Barjas Negri. Tinha dois candidatos preferidos para as eleições municipais de vereadores deste ano: Alexandre Neder e Ana Pavão.

 

LIVRO
No começo deste ano, feliz da vida, lançou, ao lado de Cecilio Elias Netto, um livro que recontava a sua vida, que daqui por diante, será uma verdadeira lição de vida aos piracicabanos que lutaram várias batalhas ao seu lado. E, certamente, lembrar-se-ão do seu nome para sempre como um grande piracicabano.

 

CAPIAU – I
Jairo Mattos tinha o prazer em dizer, ao Capiau, que a notícia política em Piracicaba tinha que ser dada, primeiro, por esta coluna. Ele via, no Capiau, a dose de humor necessária ou até desconfiança ou confiança na informação. Certa vez, disse ao Capiau que apoiaria dois candidatos a vereador, um homem e uma mulher. Ele se referia a Alexandre Neder e Ana Pavão.

 

CAPIAU – II
E o Capiau anotou: era alegria para o pai de Alexandre – o doutor Antonio Carlos Neder, cientista – e a executiva Ana Pavão, do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), na captação de verbas e dedicação ao povo da zona rural de Piracicaba – leia-se seu presidente, José Coral, exemplo de trabalho.

 

CAPIAU – III
Não é insubstituível o benemérito Jairo Ribeiro Mattos, como sabemos, porque ninguém é insubstituível, mas fará falta, muita falta, com muitos anos para encontrar quem lhe seja parecido. Nosso abraço fraternal a família Ribeiro de Mattos, que Deus nos conforte com sua partida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima