A revitalização do Bosque da Água Branca já entrou em sua segunda etapa. Após as intervenções de poda, supressão e outros serviços de arborização, nesta semana, são as equipes dos setores de Resíduos Sólidos e de Manutenção de Áreas Verdes – ambos da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) – que estão trabalhando na área localizada na avenida Santa Catarina, no bairro homônimo. Já foram retiradas cerca de 17 toneladas de resíduos do interior do bosque, decorrentes dos serviços de capinação e do recolhimento de galhos e rejeitos.
Foram necessárias três viagens de caminhão basculante para transportar todo esse material ao Ecoparque, conta Ludmar Antonio Romanini, responsável pelo setor de Gerenciamento de Resíduos da Sedema. Essa etapa de limpeza de corte de mato e limpeza de resíduos deve ser finalizada nesta sexta (3), estima Romanini. Depois, na terceira e última fase da revitalização do bosque, o Setor de Obras da pasta vai realizar reparos na trilha de caminhada, no alambrado, na parte elétrica e no sistema de iluminação da área verde.
INTERVENÇÃO
Iniciada no dia 5 de junho, a revitalização do Bosque da Água Branca – local onde por mais de duas décadas funcionou o grupamento do Pelotão Ambiental da Guarda Civil de Piracicaba – foi uma reivindicação da comunidade local. Lideranças do bairro participaram de encontros com o secretário da Sedema, José Otávio Menten, para definir as ações que agora estão sendo executadas pela pasta.