O Dia do Cooperativismo é comemorado em 4 de julho e não é à toa que o modelo tenha este destaque. Baseados no estatuto da cooperativa de consumo de Rochdale (1844), O sistema cooperativo cresce a passos largos no mundo, em especial no Brasil. Hoje, a participação atual gira em torno de 4% nas operações de crédito no país, mas com perspectivas almejadas pelo Banco Central do Brasil em atingir 20% até 2022.
Com a chegada da Pandemia causada pelo Novo Corona Vírus e a consequente recessão econômica com o fechamento de estabelecimentos comerciais e industriais, a busca por um sistema mais igualitário, com taxas mais baixas e justiça financeira, ofertando todos os produtos e serviços de uma instituição financeira, mas de forma mais justa para todos, apresenta forte tendência de crescimento.
É o que afirma o presidente do Conselho de Administração da Sicoob Cocre, Evandro Piedade do Amaral: “Nossa meta de crescimento de 20% anuais vem acontecendo nos últimos anos, demonstrando que os brasileiros estão descobrindo o cooperativismo de crédito. Nesta crise que vivemos causada pela pandemia, temos sido procurados por pessoas e empresas que se sentiram abandonadas pelas outras instituições financeiras neste estágio crítico, o que nos trouxe uma grande oportunidade de apresentar o cooperativismo, seus princípios e demonstrar a nossa essência”.
O cooperativismo foi criado para ajudar no compartilhamento de interesses mútuos, em que várias pessoas se unem para conseguir uma melhor negociação. Quando a sociedade é formada, acontece a redução da desigualdade e as vantagens vêm para todos, independentemente das posses ou tamanho.
No cooperativismo, todos têm os mesmos direitos, proporcionais à sua contribuição e à participação na cooperativa. Neste momento, a melhor solução só poderá vir do compartilhamento de ajuda e interesse pela sociedade, assim como já demonstrado em todos os eventos críticos na história da humanidade.
Segundo o diretor executivo da Sicoob Cocre, Nivaldo Camilo de Oliveira, a expansão das unidades da instituição no interior paulista é reflexo deste momento. “Enxergamos que o interior tem ótimas oportunidades para desenvolvermos o cooperativismo e vemos a demanda por esse novo conceito na sociedade com o algo positivo. É uma nova era, um outro normal que pede, também, um outro modo de se fazer negócios com uma instituição financeira. Temos um potencial gigantesco é a própria sociedade quem ganha com esse crescimento, pois há mais justiça financeira e um equilíbrio nas relações”, explica.
O resultado comprova: já foram abertas três unidades neste ano de 2020, completando o número de 20 unidades em 15 cidades, atendendo a cerca de 50 municípios do entorno de Piracicaba, Araras, Charqueada, Chavantes, Cosmópolis, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, São Pedro, Sumaré, Serra Negra e Mogi Mirim.
A ação cooperativa, em qualquer parte do mundo, deve orientar-se pelas seguintes diretrizes fundamentais: 1. Adesão Livre e Voluntária; 2. Gestão Democrática; 3. Participação Econômica; 4. Autonomia e Independência; 5. Educação, Formação e Informação; 6. Intercooperação e 7. Interesse pela Comunidade.
“Já fizemos nossa lição de casa e nossa equipe está pronta para contribuir com a comunidade, atuando nas mais adversas situações, tanto no apoio econômico ou social, quanto através dos nossos 13 projetos sociais desenvolvidos junto às nossas comunidades. Só em 2019, eles impactaram cerca de 6 mil pessoas, levando também educação financeira, cooperativista e empreendedora para os pequenos e médios empresários”, enfatiza o presidente.
Uma nova realidade se instaura no mundo todo e isso não será diferente para as instituições financeiras brasileiras. “O momento é de incertezas e de mudanças. As instituições financeiras ficarão mais restritivas ao crédito, devido às dúvidas de como a economia irá reagir e em que tempo isso ocorrerá. Outras coisas devem mudar, especialmente em relação ao atendimento. Desde o início da quarentena, criamos um horário especial para pessoas de risco, reduzimos o número de pessoas nas agências, instituímos o uso obrigatório de máscaras, passamos a higienizar frequentemente nossos espaços e disponibilizamos álcool em gel para nossos colaboradores e cooperados. Acredito que essa prática deverá ser mantida pela Sicoob, foco na forma humanizada, mas o direcionamento para o atendimento digital também ocorrerá para aqueles que preferem esse tipo de atendimento. A Sicoob Cocre já tem à sua disposição um dos melhores aplicativos financeiros do mercado, o App Sicoob”, diz Amaral.
Em 2019, a Sicoob Cocre cresceu 19% em número de associados, 27% em operações de crédito, 25 % em aplicações, 13% nos ativos totais, 79% em rendas de prestações de serviço e 16% de aumento nas sobras, chegando a R$ 15,2 MM.
“Essa é uma outra vantagem de quem faz parte de uma cooperativa. Todos os anos, após o fechamento do exercício, fazemos a distribuição das sobras, que seria o lucro gerado. Como não visamos o lucro, o que sobra nós distribuímos para os próprios associados. Em 2019, foram creditados cerca de R$5,5 milhões nas contas dos nossos cooperados. No próximo dia 15 de julho, levaremos uma proposta para distribuição de outro montante na conta das pessoas”, finaliza Amaral.
Sobre a Sicoob Cocre
A Sicoob Cocre é uma cooperativa de crédito com 50 anos de história, que faz parte do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – Sicoob. Além do agronegócio, a instituição oferece soluções financeiras para os setores de comércio, serviços e indústria, além de pessoas físicas, disponibilizando aos cooperados todos os serviços e produtos do sistema bancário nacional e com a fiscalização do Banco Central. Está presente em 15 municípios, atendendo a cerca de 50 cidades do entorno (Piracicaba, Araras, Charqueada, Chavantes, Cosmópolis, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, São Pedro, Sumaré, Serra Negra e Mogi Mirim), com 18 agências no total, além do Espaço de Negócios, a Cocre Store e a Unidade Administrativa, que ficam em Piracicaba. Mais informações no site www.cocre.com.br.