O período de estiagem e tempo seco ainda está no início, mas os focos de queimadas no município já começaram. Mesmo com fiscalização constante por parte da Prefeitura, além de causar diversos danos ambientais (como poluição do ar, aumento do aquecimento global, redução da cobertura vegetal, destruição de habitats naturais, extinção de espécies da fauna e flora), as queimadas afetam a saúde humana, agravando os problemas respiratórios e, consequentemente, os quadros do novo Coronavírus (Covid-19) e do vírus Influenza.
A Prefeitura tem buscado orientar a população para que não haja queimada de lixo doméstico. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) salienta que a prática é ilegal e lembra que o município possui um serviço apropriado de coleta de lixo residencial. A Sema pede que a população coloque o lixo ensacado na frente de seus imóveis somente na data programada de coleta e próximo ao horário da passagem de seus caminhões.
Segundo informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais são decorrentes de ação antrópica (causados pelo homem de maneira acidental ou intencional). O descuido humano ou a negligência são fatores que aumentam a probabilidade de ocorrências de eventos de fogo sem controle.
De acordo com estudos e especialistas da área da saúde, na fumaça existem partículas muito finas que são capazes de chegar ao sistema respiratório, além da presença de diversos compostos tóxicos e carcinogênicos que prejudicam a saúde, especialmente das pessoas que apresentam alguma doença respiratória ou pulmonar crônica. Em pleno avanço do Coronavírus e estação do vírus Influenza, a situação fica ainda mais delicada, por isso é fundamental o apoio de toda a população.
O mapa atualizado da coleta de lixo domiciliar, com os dias e os bairros de Rio das Pedras, está disponível no site da Prefeitura. A coleta acontece a partir das 7h da manhã até após o almoço, dependendo de onde o caminhão do início no dia.
A Prefeitura está à disposição para casos de incêndios. A qualquer momento os moradores podem ligar e solicitar suporte para apagar queimadas pelos telefones 3493-9490 ou 98420-4751. Incêndios criminosos são passíveis de multa, tanto para a pessoa que ateia fogo quanto para o proprietário do terreno.
Queimadas Rio das Pedras faz alerta especial
2 de julho de 2020