Comitês PCJ: primeira plenária on-line com cerca de 120 participantes

A iniciativa ocorreu em plataforma virtual devido às medidas de contenção à pandemia – Crédito: Divulgação

Cerca de 120 pessoas participaram da primeira plenária on-line dos Comitês PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), realizada nesta terça (30). A iniciativa ocorreu em plataforma virtual devido às medidas de contenção à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que temporariamente impossibilitam a realização de reuniões e eventos presenciais, e teve aprovação geral.
O encontro transcorreu com vários debates em torno da gestão dos recursos hídricos na região. Todas as deliberação que estavam na pauta da reunião foram aprovadas. “O atual cenário nos faz aprender a lidar com o novo e este novo passa a fazer parte de nossas vidas. Precisamos ser persistentes, resistentes e resilientes. A Plenária foi diferente, mas teve êxito e sucesso”, ressaltou o presidente em exercício dos Comitês PCJ, Marco Antonio dos Santos.
Um dos itens aprovados trata-se da primeira fase de elaboração do Planejamento Estratégico dos Comitês PCJ. O trabalho procura explicitar a razão da existência dos Comitês PCJ e o que pretende ser no futuro. É resultado das atividades desenvolvidas entre setembro de 2019 e o início deste ano, incluindo a capacitação dos membros sobre o tema, o desenvolvimento das declarações corporativas (missão, visão de futuro e valores) e a análise SWOT (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), entre outras. A próxima etapa será dar continuidade ao processo do planejamento estratégico em cada uma das câmaras técnicas dos Comitês PCJ.
Na reunião também houve a ratificação de deliberações que tratam da atualização do Plano Anual de Aplicação de Recursos da Cobrança pelo Uso da Água em corpos d’água de domínio do Estado de São Paulo, na área das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Cobrança PCJ Paulista – exercício 2020 e da prorrogação, em três meses, do prazo de vencimento de boletos da Cobrança PCJ Paulista, decorrente da pandemia da Covid-19.
“Apesar das dificuldades, temos que avançar. Encontrar soluções para cumprirmos nossa Missão, usando as inovações tecnológicas para deliberarmos sobre as questões relacionadas aos recursos hídricos de nossas bacias hidrográficas. Hoje demonstramos que somos capazes”, afirmou Luiz Roberto Moretti, secretário-executivo dos Comitês PCJ, ao final da reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima