Radares e câmeras representam avanços tecnológicos e segurança

Barjas Negri

 

Em quase todas as grandes e médias cidades do mundo existem radares para detectar veículos que cometem infrações de trânsito: avanço de sinal, em faixas de pedestre e circulação em velocidade além de permitido, de acordo com a legislação e sinalização. Tudo isso é implantado com tecnologia avançada, contribuindo para a segurança de todos. Isso mesmo. Segurança do motorista, do acompanhante no carro, de criança sentada no banco de trás do carro, do pedestre que atravessa a faixa e dos veículos que atravessam os cruzamentos e seguem corretamente as indicações de trânsito.
Tudo isso reduz acidentes de trânsito, salva vidas, reduz internações em UPA’s e hospitais e reduz danos materiais. Para alguns, os radares são “indústria das multas” e é uma pena que pensem assim, pois só compreendem melhor a situação quando ocorre algum acidente de veículo com familiares ou amigos quando alguém descumpre as normas de trânsito. Em Piracicaba temos verificado, a cada ano, redução em acidentes e mortes no trânsito. Ainda bem.
Por outro lado, temos em Piracicaba um avanço tecnológico em outra área do trânsito, que são as Câmeras de Monitoramento Eletrônico para Leitura Automática de Placas (LAP), visando auxiliar a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM). Esse é um serviço recente que vai colocando Piracicaba no rol das cidades inteligentes do Brasil, cujas câmeras possuem a tecnologia Optical Character Recognition (OCR) ou reconhecimento óptico de caracteres e estão em 57 faixas de rolamento em 26 pontos escolhidos estrategicamente pela GCM e Polícia Militar. Desde abril deste ano, essas imagens são captadas e enviadas em tempo real para o Copom da Polícia Militar, que tem um banco de dados de todas as placas de veículos roubados.
Os investimentos nesse sistema foram realizados pela Prefeitura de Piracicaba, através da Semuttran, e está integrada a Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade (CIMM), localizada no Centro Cívico, funcionando 24 horas por dia, auxiliando as polícias na localização de veículos roubados que eventualmente circulam por Piracicaba e podem ser localizados e recuperados, como de fato tem acontecido, conforme veiculado pela imprensa local e regional.
Se levarmos em conta as demais câmeras de monitoramento implantadas na cidade há dez anos, e integradas à Central de Monitoramento (Cemel) que servem de melhoria no trânsito e de segurança nos locais instalados – e também as novas câmeras de leitura automática de placas de veículos -, Piracicaba caminha rapidamente para se consolidar como Cidade Inteligente, que inclusive foi destaque em matéria da Revista Exame no Mês de fevereiro, quando divulgou pesquisa nacional colocando Piracicaba em 1º lugar entre todas as maiores cidades do Brasil, incluindo todas as capitais.
Além do avanço em gestão pública, do avanço em saneamento básico, do avanço em educação, do avanço na saúde e no avanço em sustentabilidade, dentro em breve Piracicaba será também reconhecida no avanço das Cidades Inteligentes.
_____
Barjas Negri, economista, prefeito de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima