Caldeirão de Piracicaba

PROTOCOLO – I
O fato político de ontem (29) foi o protocolo na Câmara Municipal do pedido de cassação do prefeito Barjas Negri (PSDB), considerando suas condenações por atos de improbidade administrativa, das quais há recursos. Foi documento apresentado no “protocolo geral” do Poder Legislativo. Agora, vai para o despacho do presidente Gilmar Rotta (CID, o antigo PPS).

 

PROTOCOLO – II
Talvez o mais interessante desse fato político de ontem é que as redes sociais soltaram um vídeo com a vereadora Coronel Adriana (PSL) em uma van e dando um “bom dia, Piracicaba”, saindo da Estação da Paulista, descendo até a Câmara Municipal. A edil era do CID, o antigo PPS, e agora é do PSL. São as alterações nos quadros políticos da cidade.

 

CHICO
O cantor Chico Buarque – sempre à frente do seu tempo – foi ao Poder Judiciário para processar o deputado Bibo Nunes (PSL-RJ), bolsonarista de carteirinha, após o parlamentar dizer que o intelectual recebeu dinheiro público durante o governo do ex-presidente Lula (PT). São as fake news à solta, o absurdo do milênio, pior que pandemia.

 

VERDADE?
Que o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), autoriza aumento de até R$ 1.600,00 nos salários de oficiais das Forças Armadas? Capiau não acredita que isso acontece. Mas, se acontecer, fazer o quê?

 

MOVIMENTO
O Movimento 65 Piracicaba segue suas reuniões e treinamentos para os pré-candidatos a vereador, contando com nomes que devem surpreender, como o da Professora Micaele Bariotto, militante do Luto pela Educação. O PC do B garante que vai lutar por duas cadeiras na Câmara de Vereadores, e tem como pré-candidato a prefeito Francys Almeida.

 

ELEIÇÕES – I
Após o pronunciamento do presidente do TSE, ministro Luiz Roberto Barroso, depois de consultar cientistas e médicos e concluir que, por conta da pandemia, o adiamento das próximas eleições é uma questão de bom senso, o deputado estadual Campos Machado (PTB) veio a público para elogiar a sugestão do ministro e reafirmar seu apoio à medida. É o bom senso.

 

ELEIÇÕES – II
“Espera-se que a Câmara Federal siga o mesmo caminho e seja sensível ao problema, oferecendo, também de forma rápida, uma demonstração de responsabilidade social e política, aprovando o adiamento”, afirmando Campos, em função da situação dramática que vivemos, com a pandemia da Covid-19.

 

RADIALISTAS – I
As emissoras de rádio e TV que transmitem programas apresentados ou comentados por pré-candidatos às eleições municipais de 2020 devem afastar esses profissionais de suas funções, a partir desta terça (30). A proibição está na Lei das Eleições (9.504/1997), que prevê ainda, em caso de descumprimento, a imposição de multa à emissora e de cancelamento do registro da candidatura do profissional que for escolhido na convenção partidária.

 

RADIALISTAS – II
A Abert ressalta que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 18 – que prevê o adiamento da data de realização das eleições municipais deste ano, alteração do calendário eleitoral e da data de afastamento do pré-candidato apresentador – ainda está em tramitação no Congresso Nacional, e, enquanto a matéria não for aprovada, todas as datas permanecem mantidas e devem ser respeitadas pelos radiodifusores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima