Covid-19: Conselho Municipalista debate ampliação para a testagem

O Governo do Estado de São Paulo realizou quarta, no Palácio dos Bandeirantes, videoconferência que marcou a nona reunião do Conselho Municipalista. A reunião, liderada pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, abordou a intensificação da testagem de coronavírus em todo o estado, com o foco em setores de alta exposição, como assistentes sociais, policiais e guardas metropolitanos.
Segundo o secretário Marco Vinholi, é possível observar uma “desaceleração nos índices observados pelo Plano São Paulo no que tange à região da Grande SP e Capital, e uma aceleração no contágio e internação no interior. Isso acende um sinal de alerta que direciona nossos esforços para o reforço na capacidade hospitalar em todo o interior”.
Durante a reunião, foi reforçada a necessidade de articulação dos municípios junto às regiões para aumentar a agilidade na divulgação dos resultados. O Governo tem a capacidade diária de testagem superior do que a que efetua atualmente. Todas as 17 cidades-polos estão realizando testes e devem intensificar esse esforço para colaborar com o controle da epidemia. Setores de alta exposição como a área de saúde, assistência social e segurança pública devem ser priorizados neste momento. Outros setores que serão priorizados são os de encarceramento e asilo, onde a possibilidade de contágio é mais preocupante.
O que é o Conselho Municipalista
O Conselho Municipalista foi instituído pelo Governador João Doria para pactuar junto às regiões administrativas e seus municípios as decisões de enfrentamento da pandemia de Covid-19 e as diretrizes do Plano São Paulo, como a flexibilização da quarentena e a retomada segura das atividades econômicas. O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, coordena as ações do Conselho, que reúne Secretários de Estado e prefeitos de cidades-sedes das seguintes regiões administrativas: Araçatuba, Araraquara (Central), Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima