Educação destaca importância do brincar

Criança do Bercário I da Emeb Dra. Halina Buba Baldon

Comemorado no dia 28 de maio, o Dia Internacional do Brincar, celebrado em mais de 40 países do mundo para relembrar que brincar é um direito (artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas), inspirou uma das várias atividades programadas pela Secretaria Municipal de Educação de São Pedro para a educação infantil. O projeto “Brincadeiras de Infância” estimulou pais a enviarem lembranças de brincadeiras preferidas da infância aos grupos de professores que mantém contato para orientação sobre atividades a serem desenvolvidas com as crianças.

A partir das respostas, os professores elaboraram, de acordo com a faixa etária das crianças, brincadeiras recreativas para que realizassem com seus filhos em casa. O resultado ajudou a reforçar um dos principais objetivos do trabalho proposto pela Secretaria para este período de isolamento social por causa da pandemia: manutenção de vínculos afetivos com as crianças, conforme Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular.

“O brincar muitas vezes não tem sido valorizado e compreendido pelo adulto como uma ação fundamental na vida da criança. O brincar traz benefícios como a diversão, o aumento da concentração, a educação, a criatividade, a exploração e a convivência”, destaca a coordenadora geral da Educação Infantil, Adriana Zanelatto.

A secretária municipal de Educação, Cléia Rivero, conta que desde o final de março, dando continuidade aos Planos de Ações propostos para as creches e educação infantil, os professores, de acordo com a faixa etária das crianças, encaminham aos pais dos alunos sugestões de brincadeiras e atividades lúdicas. “Os professores interagem com os grupos de pais ou responsáveis, sob a supervisão dos diretores e orientação dos coordenadores pedagógicos. Há também uso de vídeos ou áudios, para esclarecimento de dúvidas e orientações na realização das atividades”.

Os professores também pediram aos pais que fizessem uma avaliação sobre as sugestões de brincadeiras e atividades lúdicas enviadas para realizarem com seus filhos. “As respostas de vários pais foram muito gratificantes para nós, Equipe da Educação”, disse a coordenadora. “Com a fala dos pais, percebe-se com muita clareza que a Educação Infantil em nosso município vem reconhecendo que o brincar é imprescindível no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança”, complementou Adriana.

REFLEXOS – “Esse período de isolamento social está difícil para todos, mas acredito que quem está sofrendo mais com as escolas fechadas são as crianças. A presença e a proximidade com a professora significam um diferencial na vida dessas crianças. As atividades sugeridas todos os dias, as leituras, os vídeos e a interação com o grupo de mães/pais estão sendo incrível.”, disse  Ana Paula Lanzoni, mãe de uma criança do Maternal da Emeb “Professora Leny Bomtorin”.

“Estou gostando muito, principalmente pelo fato de não ser necessário ter brinquedos, mas sim usar a imaginação”, escreveu uma mãe da Emeb “Professor.Juciê Roberto Siqueira”.

“Gosto muito das sugestões de atividades, agradeço muito pelo apoio e carinho, por proporcionar às nossas crianças momentos de aprendizagem e divertimento todos os dias” observa uma mãe da Emeb “Antonio Silva Benevides”.

Nesse momento de isolamento social, o papel da família é considerado fundamental na parceria com a escola. “Garante continuidade às experiências vividas pela criança no ambiente escolar e colabora na execução das propostas de atividades, compartilhando com ela seu desenvolvimento e crescimento em um ambiente de qualidade e enriquecedor, com estímulos à imaginação, faz de conta e alegria de brincar. São atividades que permitem a exploração de diferentes linguagens como a musical, corporal, gestual e a escrita.”, destaca a coordenadora.

 

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