A Prefeitura de Piracicaba recebeu da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo 32 respiradores. O Hospital Regional Zilda Arns já havia sido contemplado com 20 unidades – 10 já estão em funcionamento e, na última quinta (18), a UPA Piracicamirim recebeu sete respiradores e a Santa Casa, 20. Os equipamentos são frutos de articulação feita pela Prefeitura de Piracicaba, pelo médico Hamilton Bonilha de Moraes, diretor da DRS-10, e pelo deputado estadual Roberto Morais junto ao Governo do Estado.
Os sete novos aparelhos que chegaram à UPA Piracicamirim ampliam o número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da unidade de três para 10 respiradores – para atendimentos exclusivos a pacientes com COVID-19. “Esses sete respiradores, que completam dez na UPA Piracicamirim, são mais um reforço na luta contra o coronavírus. Estamos trabalhando para passar rápido por essa terrível pandemia da melhor maneira possível, garantindo atendimento à nossa população”, disse o prefeito Barjas Negri.
“Agradecemos o esforço dos secretários estaduais de Saúde, dr. José Henrique Germann Ferreira; Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; do Osmar Mikio Moriwaki, da coordenadoria de Regiões de Saúde; além do deputado estadual Roberto Morais e do dr. Hamilton Bonilha, diretor da DRS-X. Nesse momento em que a pandemia se expande para o interior, esses equipamentos (respiradores) trarão maior segurança aos piracicabanos, já que ocorrerá uma ampliação no número de leitos de UTI da unidade”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello.
Segundo o deputado estadual Roberto Morais, os respiradores são frutos de uma articulação com o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, dr. José Henrique Germann Ferreira. “Estamos muito felizes em poder fazer isso por Piracicaba, principalmente pelo momento difícil de pandemia que vivemos”, afirmou o deputado.
O médico Hamilton Bonilha de Moraes, diretor da DRS-10, lembrou que o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, disponibilizou 73 respiradores para as quatro cidades sede do Departamento Regional de Saúde (DRS X) com a finalidade de ampliar leitos de Unidade de Terapia Intensiva para os pacientes com Covod-19 com insuficiência respiratória aguda grave. “Piracicaba recebeu 32 destes, sendo 20 para o Hospital Regional, sete para a UPA do Piracicamirim e cinco para a Santa Casa de Piracicaba”, disse Bonilha.