Em um período de um ano, entre o primeiro trimestre de 2019 e março de 2020, o Sicoob – maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil – registrou um expressivo aumento na quantidade de cooperados. O número chegou a 4,7 milhões, 8,5% maior do que o registrado um ano antes.
Além de ser consequência da oferta de uma gama de produtos e serviços, com taxas muito mais acessíveis do que no sistema bancário tradicional, parte desse crescimento se deve à possibilidade de associação remota, pelo aplicativo Sicoob Faça Parte. A ferramenta se torna ainda mais relevante no período de pandemia causada pelo novo coronavírus, já que os interessados em se tornarem cooperados do Sicoob não precisam sair de casa para realizar os processos de filiação.
Somente entre janeiro e março de 2020, o Sicoob registrou cerca de 40 mil novos cooperados pelo Faça Parte, totalizando R$ 43 milhões em operações de crédito e R$ 37,6 milhões em depósito remotos. Por meio do aplicativo, as etapas de associação são realizadas de forma completamente digital.
Com a conta aberta e filiado ao Sistema, o cooperado pode realizar todas as suas movimentações bancárias através do App Sicoob. Também no primeiro trimestre de 2020, as transações em canais digitais representaram 77% do total de operações financeiras e não financeiras do Sicoob. Somente o aplicativo realizou mais de 56% das operações do Sistema. A plataforma oferece também ferramentas completas para gestão da vida financeira dos cooperados.
O sistema também reformulou o aplicativo Sicoob Moob para que este suportasse a realização de assembleias e votações digitais, sem que os cooperados necessitassem sair de suas residências. A atualização já estava prevista antes da pandemia do coronavírus, mas surgiu em momento oportuno: desta forma, os cooperados podem decidir os rumos das cooperativas e, ao mesmo tempo, respeitar as indicações de isolamento social das autoridades de saúde.