Por que Jesus se recusou ajudar a mulher cananeia?

Alvaro Vargas

 

Jesus sempre foi solícito com os inúmeros enfermos que o buscavam. Assim, causa surpresa, a sua recusa inicial ao pedido da mulher cananeia (siro-fenícia), que rogava ajuda para sua filha obsidiada (Mateus, 15:21-28). Os cananeus, são descritos na Bíblia como idólatras, profanos e ímpios, e a religião deles estava bem estabelecida na Palestina, antes da conquista Israelita. Entre as suas muitas divindades, Baal era o seu deus principal, junto com a deusa Astarote (1Reis, 11:5). Ao longo da história desse povo, existiram outros deuses, e as cerimônias consistiam em orgias e sacrifício de crianças. A influência pagã dos cananeus também se refletiu entre o povo judeu (Números 25:1-3). Embora escolhido para a tarefa de divulgar a crença no Deus único e ensinar o decálogo a humanidade, os profetas judaicos tiveram de empreender grandes esforços, na manutenção entre o seu próprio povo, dessas revelações. No século IX a.C. o profeta Elias teve que enfrentar o rei Acabe, cuja esposa Jezabel, introduziu a idolatria em Israel (1 Reis 16:32), e o profeta Jeremias condenou a idolatria entre os judeus, em que os pais entregavam os seus filhos em holocausto, para serem queimados no culto a Baal (Jeremias 19:5).

Na época de Jesus, a idolatria já havia sido extinta entre o povo judeu, que procurava então manter distância dos cananeus. Entretanto, o Mestre por alguma razão decidiu visitar aquela região pagã. E, ao ser reconhecido, uma mulher lhe suplicou “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito” (Mateus 15:21). Jesus não respondeu a sua súplica e os discípulos até sugeriram que ela fosse embora (Mateus 15:23). Solícito, Jesus se dirigiu a ela: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel” (Mateus 15:24). Mas essas palavras não a demoveram, e Jesus como psicólogo Divino, à provocou com uma metáfora: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos” (Mateus 15:26). O Mestre se referia aos seus ensinamentos, o alimento espiritual que distribuía a toda a gente, comparando os judeus já preparados para receber a Boa Nova, em relação ao povo idólatra da cananeia.

De acordo com o espírito Yvonne Pereira (Encontros com Jesus, Walace Neves), Jesus explicou: “É imprescindível que eu atenda primordialmente às ovelhas de Israel, pois as origens gregas de suas crenças nos ídolos de pedra e de barro a impediriam de aceitar a presença de alguém que represente o Deus único; a opressão sofrida por Israel, cujas lembranças criaram barreiras, até hoje, em seus corações. Assim, me vejo compelido a atender, em primeiro lugar, aos judeus, porque não é chegada a hora de atender aos gentios”. A mãe sírio-fenícia se colou aos seus pés: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos” (Mateus 15:27). Conforme esperado, a mulher respondeu positivamente a “provocação”, e com a sua resposta, demonstrou uma   fé incondicional no Mestre, se fazendo credora da ajuda Divina (Pedi e obtereis). Assim, a sua filha, foi curada naquele exato momento (Mateus 15:27).

Entendemos então a “reserva” de Jesus, pois ele aguardava a iniciativa da mulher cananeia em vencer a idolatria, e ter o merecimento para ser atendida. O povo judeu necessitou de uma preparação (servidão no Egito e XV séculos após o êxodo), para receber a Boa Nova. Os gentios seriam esclarecidos posteriormente, através do apóstolo Paulo e demais mártires do cristianismo primitivo. O Espiritismo esclarece que necessitamos do necessário tempo para desenvolvermos os nossos valores morais e intelectuais. Mas, mesmo com vinte séculos de cristianismo, muitos apenas trocaram o “deus Baal”, pelos atrativos do mundo material. Que a humildade e a fé dessa mulher cananeia, possa de alguma forma nos inspirar, de modo a valorizarmos melhor a presente encarnação.

______

Alvaro Vargas, engenheiro agrônomo, Ph.D, presidente da USE-Piracicaba, palestrante e radialista espírita

 

30 comentários em “Por que Jesus se recusou ajudar a mulher cananeia?”

  1. Há … Brincando com as palavras para tentar universalizar a mensagem de jesus . Não ele não foi junto a mulher , coisa que não faria se ela fosse judia. Pq ele não foi enviado para os não judeus … Sua vinda foi somente por causa das ovelhas perdidas do povo de Israel … seis milhagres e bondades eram somente para os judeus . E os judeus de Jerusalém . Pq ele se negava a pregar para os samaritanos … Sim , a mensagem de jesus era limitada a um certo tempo. E um certo povo e a certa gente neste povo …. Querer tornar ela universal depois e coisa de inventores que inventaran essa ideia de levar adiante o evangelho … Coisa que jesus não fez e nem pregou …. Vcs não seguem jesus. Mas sim Paulo. Seria melhor se chamar por ele. Em vez de cristãos. Paulinos…..

      1. Amar o próxima, coisa que não foi capaz de demonstrar para com essa mulher não judia, e sobre ide e pregai o evangelho, isso foi dito na suposta aparição dele depois de supostamente ter se levantado da morte, tipo agora que foi traído pelos que veio por causa, vamos levar adiante e para todos, não, Jesus foi um Enviado de Deus, entre muitos outros que vieram exclusivamente para os judeus, e somente para os judeus,,, hoje um bilhão e meio de cristãos, seriam para Jesus como os cachorrinho, não merecedores de qualquer ajuda ou compaixão…. Não é uma crítica, mas este foi Jesus e está foi sua missão na terra,, e só, o que vemos hoje. Não passa de uma invenção do homem que veio depois, de Deus não tem nada…

    1. Francisco de Assis Ferrato

      É por isso que não entendo porque ele quis falar com a samaritana na fonte. Era proibido aos judeus falarem com samaritanos.

    2. Querido tem uma passagem que apostolo paulo diz seja meus imitadores como eu sou de cristo . o que qer dizer essa palavra? Saulo foi um peseguidor dos cristao perseguia os apostolos de cristo os cristao ali qando ele estava a caminho de damasco,jesus apareceu e disse saulo saulo pq me peseguis,ali saulo perguntou que es tu senhor? Respondeu jesus -sou jesus.entao ali ele passou tres dias e tres noites jejuando e orando.jesus mandou que ananias dasse a visao de volta a ele e ali passou a ser irmao paulo….

      1. Magda Diniz da Silva

        Jesus veio para todos, quem crer será salvo mas quem não crê será condenado…, Jesus mostrou nesta passagem quando fala com a mulher cananéia, que se pedirmos com fé receberemos independente de raça, cor, ou qualquer outra coisa e aprendemos que a mudança em nós quanto aos costumes, (sabendo que os cananeus eram idólatras), faz com que Deus perdoe e libere o milagre da libertação. Louvo a Deus porque através de Jesus nós gentios alcançamos graça.
        A paz seja com todos.

    3. Nao esquece que Jesus disse , ide por todo mundo , pregue o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo , quem não crer está condenado! Lembrando que criatura e alguém que foi criado por Deus mais ainda não é filho , pode ser judeu , brasileiro, japonês , etc , por ser, budista , maçônica, islâmico etc etc , criatura e quem não conhece ou ainda não aceitou Jesus ( a palavra ) então todos tem o direito de conhecer Jesus ! A morte na cruz não foi pra judeu , nem pra Brasileiro , foi por todos 🙂 sacrifício único capaz de perdoar a todos , mais vc tem que aceitar , tem que querer , não pode ser mecânico ou forçado ! Grande abraço irmão Deus te abençoe

    4. Alessandra Mendes ferreira

      Mas a palavra de Deus fala “vindo a mim TODOS os q estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” ,como também coerdeiros da promessas não me recordo muito bem a frase mas diz q os herdeiros negaram a Jesus e jks somos coerdeiros,quando também João Batista fala q até de uma pedra pode tirar descendentes de Abraão,desculpa mas Deus não faz acepção de Pessoas,é como se vc estivesse falando q vamos pro inferno só pq não somos israelitas

      1. Paulo conviveu com Jesus e em vida Jesus o mandou fazer isso??? Disse Paulo que viu Jesus e este lhe mandou pregar o evangelho, só ele que viu, ninguém mais, se for um judeu que quis deturbar a religião pregada por Jesus por estes serem contra, conseguiu, ah mas bilhões hoje acreditam, acreditam em uma falsa religião,,, Jesus veio pros judeus e em vida pregou somente aos judeus pq está era sua missão,,, o que aconteceu e acontece até os dias de hoje, não passa de invancao,,, no início de má fé d hoje até pode ser de boa fé, mas em nada é de Deus…

      1. É por aí e os outro colocaram tbm suas questões, só o jesuino scarrilhou ,mas Deus tem um caminho bom pra isso. É BÍBLIA! Peguei carona aqui amigo pois essa pasagem me lembrou que fiz uso dela numa questão com uma pessoa sem conhecimento que Deus enviou para ser LIBERTA PELA PALAVRA DA VERDADE. GRATO PELA CARONA.

  2. Jesus viu o desespero de uma mãe e Jesus não faz acepção de pessoas. E ela por sua vez o buscou, se humilhou foi persistente, teve fé. E Jesus a atendeu. Deixou uma grande lição para pessoas soberbas. Então devemos buscá-lo, orar, persistir e nos converter ( amar nosso próximo como a nós mesmos) e amar a Deus acima de todas as coisas.

  3. o que eu vejo nesta história e do meu ponto de vista é que jesus com um amor imenso, compaixão, misericórdia, faz uma declaração de desprezo e até mesmo desrespeito com aquela mulher. por quê? se ele ama a todos nós por igual. se olharmos algumas linhas atrás vocês podem ver que os discípulos pedem a ele que mande essa mulher embora. sem nenhuma compaixão de dar a ela o que ela precisava. a libertação de sua filha, como ficaram os seus discípulos vendo tamanha fé e perseverança. Eles andando com o mestre do amor, sem nenhum amor, seguindo o dono da compaixão e eles sem nenhuma compaixão. que isso sirva de lição. que nós possamos aprender e respeitar a todos. mulheres, crianças, jovens, adultos, velhos, pretos, brancos, asiáticos, á todos. RESPEITO. AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, E A TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.

  4. Mas Jesus levantou o Paulo para fazer essa missão de pregar o Evangelho ao povo Pagão ou seja aos cananeu a qual nós estamos se referindo a história da Mulher Cananéia

  5. Jesus, também numa outra passagem se nega ao pedido da mãe, mas sente o coração dela, e como filho bem educado , atende ao pedido dela e faz a água tornar vinho.

    1. Jesus veio para todos, quem crer será salvo mas quem não crê será condenado…, Jesus mostrou nesta passagem quando fala com a mulher cananéia, que se pedirmos com fé receberemos independente de raça, cor, ou qualquer outra coisa e aprendemos que a mudança em nós quanto aos costumes, (sabendo que os cananeus eram idólatras), faz com que Deus perdoe e libere o milagre da libertação. Louvo a Deus porque através de Jesus nós gentios alcançamos graça.
      A paz seja com todos.

  6. Boa tarde a todos, luz e paz,
    A mulher cananeia simboliza todas as nações da Terra, que um dia acorrerão a abraçar o Evangelho. Jesus plantou a semente do Evangelho, outros se encarregariam de cuidar dela.

    A mulher sirofenícia, ou cananeia, embora fosse politeísta e de formação cultural diferente dos judeus, revelou poderosa fé em Jesus quando lhe rogou auxílio. • A mulher cananeia simboliza todas as nações da Terra que um dia acorrerão a abraçar o Evangelho. Partindo dali, Jesus foi para as partes de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananeia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então, chegou ela e adorou-o, dizendo: • Senhor, socorre-me. Ele porém, respondendo, disse: Não é bom pegar o pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.

    Jesus dialo Então, respondeu Jesus e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé. Seja isso feito para contigo, como tu desejas. E, desde aquela hora, a sua filha ficou sã. Mateus, 15: 21 – 28.

  7. Pelo visto, a ressurreição de Jesus Cristo é fantasia para os espíritas.
    Logo, sua fé não vale nada. Mas as obras falarão alto, até que conheçam o caminho, a verdade e a vida em Jesus Cristo ressuscitado e vivo emtre nós.

  8. De onde criaram esse nome : Espírita? Em nenhuma mensagem dos profetas ou mensagem de Jesus é mencionado esse nome. Povo de Deus, vigiai porque se não atentar em examinar as escrituras, muitos serão enganados.

  9. Carmem lucia Monteiro Menezes

    Que aula obrigado por tanto conhecimento Deus abençoe cada um irmao .Deus e soberano e ele sempre esta disposto a ajudar aquele que clama ele e misericordioso Amel

  10. Interessante é que também não mencionaram católicos, protestantes ou qualquer denominação cristã. Até porque o cristianismo ainda não existia.
    Nem mesmo Jesus era cristão.
    Mas de que importa tantas fúteis informações. Deveríamos estar preocupados em retirar bons ensinamentos dessas metáforas, como recomendou Paulo de Tarso em 1Ts 5:21.
    Grande abraço!

  11. SE EU NÃO ME ENGANO ELES ERAM CHAMADOS DE CÃES …MAS JESUS DISSE CACHORRINHOS …..PRA MIM EXISTE UMA DIFERENÇA ENTRE CÃO E CACHORRINHO…CACHORRINHO E BEBE ,NOVINHO,INOCENTE ,E COMO TODO BEBE PRECISA DE CUIDADOS A MULHER FOI MUITO INTELIGENTE E PERCEBEU A DIFERENÇA…NÃO SE OFENDEU MAS SE COLOCOU NO LUGAR DE CRIATURA QUE PRECISAVA DE CUIDADO . JESUS JAMAIS SE NEGARIA A ALGUEM …SE ESSE ALGUEM ACREDITASSE NELE E ESSA MULHER APESAR DE VIR DE UMA CULTURA ONDE SE QUEIMAVA SEUS FILHOS EM SACRIFICIO A deuses estranhos ELA RECONHECEU A SOBERANIA DE JESUS…POIS PRA ELA CHAMALO DE FILHO DE DAVI ELA CONHECIA A PROMESSA DA VINDA DO MESSIAS.PAZ A TODOS.

  12. Jesus não demonstrou amor a ela ?
    Jesus tanto amou essa mulher, que libertou ela e a filha dela.
    Todas duas sofriam, Jesus devolveu a esperança e a paz a uma família, isso não é amor ?
    Abra o seu coração, e entenda, o amor de Jesus também quebra orgulho esse era o maior problema dos cananeus

  13. Em romanos capítulo 10 vs 9 a 13 diz que se aceitares a ele de todo o seu coração e confessar com teus lábios você será salvo tudo o que Jesus queria é que ela confessasse a sua fé para que a filha fosse automaticamente no mesmo instante curada e ela também

  14. Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
    Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;
    De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
    E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
    Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

    Hebreus 9:24-28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima