Brotas segue o plano de restabelecimento gradativo das atividades turísticas dentro do plano de retomada consciente que entrou em ação em todo o Estado de São Paulo no último dia 1° de junho. As secretarias de Turismo e de Saúde do município e Abrotur – Associação das Empresas de Turismo de Brotas, formataram protocolo sanitário para a operação das atrações de aventuras, como rafting, boia cross e tirolesa.
As operadoras deverão seguir a uma série de medidas na organização dos espaços e do transporte dos turistas para assegurar a redução dos riscos de transmissão do novo coronavírus. Conforme o documento, os proprietários de parques e operadoras serão responsáveis pela adoção das medidas sanitárias restritivas.
Entre as normas está a sinalização adequada nas trilhas, sanitários e outras instalações sobre as práticas de higienização. Funcionários deverão usar luvas de látex, máscaras e viseiras. Higienizadores líquidos serão instalados em diversos pontos dos parques para a limpeza de superfícies e também para uso do público.
Há também recomendações específicas para os turistas. Nas atividades aquáticas, deverá ser respeitada a distância de três metros entre cada pessoa. Antes de entrar no transporte, o visitante passará por uma entrevista sobre a existência de qualquer sintoma relacionado à Covid-19 e terá a temperatura corporal aferida por termômetro. O turista deverá utilizar a máscara no transporte e nas atividades, exceto nas aquáticas.
Nos balcões de recepção das operadoras, deverão ser instaladas barreiras para manter a distância segura entre colaborador e visitante. Também será intensificada a higienização de máquinas de cartão canetas, telefones, computadores e guarda volumes utilizados por turistas.
Capacidade reduzida – Em todos os estabelecimentos, é obrigatório que o atendimento seja reduzido pela metade da capacidade. A medida, inclui, além das operadoras de turismo de aventura, ecoparques, hotéis, pousadas, bares e restaurantes.
No rafting, por exemplo, botes de 13 pés poderão ser ocupados, no máximo, por seis pessoas para manter o distanciamento seguro nas descidas. Algumas manobras conhecidas para a diversão dos turistas como a “brincadeira do remo”, “escorrega” e “surf” estão suspensas provisoriamente por exigirem a aproximação dos participantes e troca de equipamentos.
“Brotas está muito bem estruturada para colocar em prática um planejamento criterioso, que dará segurança aos turistas, empresários e trabalhadores do setor. Mas este retorno ainda traz restrições, portanto, contamos com a compreensão dos visitantes. É um momento de grande expectativa, em que as pessoas podem voltar a se divertir em nosso destino, mas sem deixar de tomar as precauções que as autoridades de saúde recomendam no enfrentamento ao coronavírus”, afirma Fabio Pontes, secretário de Turismo de Brotas.
Treinamento – Comerciantes e empresários são preparados para a retomada gradual das atividades. A Prefeitura de Brotas, Secretaria de Saúde e Abrotur e Região, promovem treinamentos sobre as ações de segurança contra a Covid-19. Durante todo o mês de junho, empreendedores de Brotas receberão o treinamento sobre normas sanitárias. Os estabelecimentos dos participantes receberão o selo de empresa consciente.