Instituto Cecílio Elias Netto lança obra no Paraná

 

Arnaldo Branco Filho, da B2 Comunicação, editor do livro; Lindamir Ivanoski, secretária adjunta da Cultura do município; Marcelo Puppi, prefeito de Campo Largo; Marcelo Fuzeti Elias, presidente do ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto; Dorotéa A. Merchiori Stoco, secretária da Educação do município; e Maurício Rivabem, vice-prefeito de Campo Largo – Crédito:: assessoria de comunicação / Prefeitura de Campo Largo

O livro “A Arte e Cultura Sesquicentenárias de Campo Largo” – que comemora os 150 anos da cidade paranaense – teve seu lançamento virtual no último dia 10 de junho. A obra é uma iniciativa do ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, com a coordenação editorial da B2 Comunicação e autoria de Patricia Fuzeti Elias. Aprovado pela Secretaria Especial da Cultura, via “Lei Federal de Incentivo à Cultura”, este projeto foi viabilizado pelo apoio cultural da Caterpillar.
Esta é mais uma ação do Instituto, que amplia sua atuação, a partir da cidade de Piracicaba. Para o jornalista e escritor Cecílio Elias Netto, que dá nome ao Instituto, o convite para a produção desse trabalho em outro estado revela a “comunhão de identidades, no propósito que acalentamos de divulgar, o máximo possível e com fidelidade, valores e riquezas das chamadas cidades interioranas do brasileiro”.
O lançamento em evento presencial, programado pelo Instituto, foi suspenso em função da pandemia do Coronavírus. O livro, então, foi apresentado à cidade em lançamento virtual promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Largo. “O livro, na verdade, é uma memória. Uma pessoa sem memória não sabe de onde veio, onde está e para onde vai. Este livro estará presente, aqui, quando Campo Largo fizer 200, 300 anos… Esta obra tem tanto ou mais valor, que a recuperação de qualquer prédio histórico de nossa cidade” – destacou o prefeito campolarguense Marcelo Puppi.
O presidente do ICEN, Marcelo Fuzeti Elias, conta que o Instituto e a Caterpillar doaram uma cota de exemplares do livro ao município, a serem distribuídos gratuitamente a entidades e organizações locais, por meio das Secretarias de Cultura, Educação e Desenvolvimento Social do município.
O PROJETO 

Com edição bilíngue português / inglês, o livro reúne referências culturais e históricas do município de Campo Largo. O projeto também incluiu a exposição “Campos, Cantos, Contos e Encantos de Campo Largo” – realizada em fevereiro passado na Igreja Matriz, no contexto das comemorações do Dia da Padroeira e do mês de aniversário da cidade. A exposição apresentou painéis que retratam a cidade, produzidos por alunos do 5ª ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino.
Incluídos no conteúdo editorial, os painéis foram criados especialmente para enriquecer a obra comemorativa aos 150 anos da cidade. Em preparação à produção dos mesmos, o ICEN ofereceu “Oficina de Capacitação / Reciclagem em Artes” a 65 professores de 39 escolas municipais de Campo Largo. As oficinas aconteceram na Secretaria de Educação e contaram com a facilitação de Ariane Bianco, artista plástica local. E a exposição contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, e da Secretaria Adjunta de Cultura de Campo Largo.

ICEN
(em www.icen.org.br conheça o Instituto, suas publicações e realizações)
Criado em 25 de agosto de 2015, em Piracicaba, SP, o ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade: resgatar, preservar, cultivar e propagar o patrimônio histórico cultural de Piracicaba; produzir e estimular projetos culturais em geral, que valorizem a diversidade, as artes, a integração e a interdependência da cultura com os contextos social e ambiental. O Instituto atua por meio de ações múltiplas, como publicação de livros e produção de eventos, entre outras. Foi, por exemplo, a força motriz do movimento cultural que culminou no reconhecimento oficial do “sotaque e dialeto caipiracicabanos” como Patrimônio Imaterial da cidade de Piracicaba.
Sua criação é uma homenagem que amigos e familiares prestam a Cecílio Elias Netto, por sua trajetória de mais de 50 anos de literatura e 60 de jornalismo. Para expressar a motivação de seu apreço pelo resgate, preservação e difusão cultural, Cecílio empresta argumento de Agostinho de Hipona, o Santo Agostinho: “Ninguém ama aquilo que não conhece” – um ponto de partida e, também, quase uma advertência.

Caterpillar

Por mais de 90 anos, a Caterpillar torna o progresso sustentável possível e direciona mudanças positivas em cada continente. Os clientes contam com a Caterpillar para ajudá-los a desenvolver a infraestrutura e a gerar energia de que necessitam. Com vendas e receitas de U$ 53,8 bilhões, a Caterpillar é líder mundial na fabricação de equipamentos para os mercados de construção, mineração, agropecuária e florestal, além de produzir e fornecer turbinas industriais a gás, motores a diesel e gás natural, grupos geradores de energia elétrica e locomotivas diesel-elétricas. A companhia também provê financiamento e serviços relacionados por meio de seu segmento de Produtos Financeiros. No Brasil, está presente há mais de 65 anos, sendo a principal exportadora brasileira em seu segmento, tendo 5.500 funcionários em suas unidades de Piracicaba-SP, Campo Largo-PR e Sete Lagoas-MG. Para mais informações, visite caterpillar.com. Para se conectar conosco pelas redes sociais, visite caterpillar.com/social-media.

CONTATOS 

Para contatos sobre a obra: Patrícia Fuzeti Elias (autora e vice-presidente do ICEN): Fone/WhatsApp: (61) 9.9699-9691 / [email protected] ; Marcelo Fuzeti Elias (presidente do ICEN): Fone/Whatsapp: (19) 9.9901-2646.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima