Nesta segunda (8), o Coletivo Oswaldo Cruz, que monitora os casos de contaminação e as políticas públicas de enfrentamento à Covid-19, enviou carta ao prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, cobrando medidas mais eficazes para o combate da pandemia. O coletivo argumenta que a Prefeitura Municipal de Piracicaba publicou no dia 28/05/2020 o Decreto 18.297, flexibilizando a quarentena na cidade e autorizando o pleno funcionamento do comércio e shopping centers. Essa medida, alguns dias depois, foi modificada restringindo o horário de funcionamento para quatro horas diárias. Nesse mesmo dia foi publicado no site da Prefeitura um boletim registrando até esta data 512 casos confirmados de contaminação da Covid-19.
No último dia 6 de junho, o número de casos confirmados cravou em 891, uma elevação de 113 novos casos em relação ao dia anterior. Do dia 28/5, data do decreto, até 06/6, ou seja, em apenas nove dias, houve um aumento de 74% do número de casos confirmados.
Nesses últimos dias a notícia mais triste foi a de que no Lar dos Velhinhos constatou-se um grave surto de contaminação, atingindo 83 pessoas, entre residentes e funcionários.
A luz amarela acendeu e a percepção, expressa no referido Decreto, de que Piracicaba estava numa situação confortável em relação ao controle da epidemia, parece que precisa ser revista, e com urgência.
A mídia local já divulga números preocupantes em relação à capacidade de suporte hospitalar. Ademais, a eclosão de novos casos nos primeiros dias de junho, pós Decreto portanto, não reflete ainda os efeitos da flexibilização, o que dá margem a se supor que nos próximos dias poderemos ter um quadro extremamente agravado.
Por conta disso o Coletivo cobra que o prefeito venha a público, de imediato, para esclarecer, com a transparência necessária, a evolução da crise sanitária (fatores causais; capacidade de suporte; etc) e quais medidas estão sendo tomadas, ou cogita tomar para fazer face a ela, antes que a mesma tome proporções de verdadeira catástrofe.
O Coletivo, diante da grave situação que se anuncia e das incertezas reinantes se declara em estado de reunião permanente, de modo a poder acompanhar minuto-a-minuto o desenrolar da crise, poder cobrar as medidas necessárias e também colaborar com o combate da pandemia.
Sobre o Coletivo Oswaldo Cruz
O Coletivo foi criado com o objetivo de disseminar informações e orientações de utilidade pública de combate ao Coronavírus. Sem ligação político-partidária e tendo em vista a compreensão de que é imprescindível a participação da sociedade civil nessa luta, o Coletivo contou com o apoio de mais de 250 pessoas que lançaram um Manifesto para a sua criação. Facebook: @coletivo.oswaldocruz; Instagram: @coletivooswaldocruz ; e-mail: [email protected].