Home office na quarentena aumenta casos de dores nas pernas

Partindo dos consensos de que o isolamento social é a resposta que temos para frear a pandemia causada pela Covid-19, algumas empresas e profissionais tiveram que se adaptar a uma nova forma de trabalho, o home office. A atividade remota, muitas vezes, reflete em danos à saúde. As dores nas pernas e os edemas (inchaços) têm se tornado reclamações recorrentes de quem trabalha muito tempo sentado.
A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) alerta que a dor nas pernas é causada pela falta de circulação. Os principais sintomas são dores e edemas nos membros inferiores, sensação de peso ou cansaço nas pernas, câimbras, queimação nas coxas, canelas e panturrilhas, dificuldade e dor ao caminhar.

O que num primeiro momento pode parecer incômodos corriqueiros merece atenção. “Passar muito tempo sentado pode sim aumentar as dores nas pernas e edemas porque a panturrilha (popularmente chamada batata das pernas) é conhecida como coração da perna e é ativada quando estamos em movimento, ou seja, caminhando, auxiliando assim a circulação sanguínea (retorno venoso). Quando a pessoa fica muito tempo parada na mesma posição dificulta essa circulação”, explica cirurgião vascular e angiologista Churdley Rolim Sales Junior.

O médico orienta que algumas formas de tratar, aliviar ou até mesmo prevenir as dores nas pernas, bem como melhorar a circulação é adotando mudanças de hábitos simples que acabam servindo como ‘remédios caseiros para dor nas pernas’. “Para chegar ao final do dia sem tantas dores, o ideal é fazer interrupções no trabalho e fazer uma leve caminhada, o que irá possibilitar o retorno venoso. Outra boa alternativa é o uso de meias elásticas de compressão prescrita pelo médico cardiovascular”, recomenda Churdley Junior.

Caso as dores nas pernas persistam, é fundamental procurar um médico para avaliar qual a origem da dor e iniciar o melhor tratamento indicado.

Dicas para aliviar as dores nas pernas

– Faça interrupções no trabalho para uma leve caminhada
– Use meias elásticas de compressão
– Exercícios de alongamento são recomendados
– Utilize uma cadeira ergonômica, as mais indicadas para trabalhar por longos períodos
– Beba 2 litros de água por dia, a hidratação melhora a resistência dos músculos
– Tome um banho morno e deitar com as pernas elevadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima