Sindicato inova o Centro Clínico do Servidor

Existente há quase 25 anos, o Centro Clínico do Servidor foi remodelado e ampliado com novos serviços de saúde para atender os associados e seus dependentes. Em constantes mudanças e melhoramentos, o ambulatório conta agora, com sala de coleta de exames laboratoriais, um diferencial para os servidores. Associados do Sindicato de Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro e Saltinho são atendidos gratuitamente.
À frente da gestão do complexo de saúde, que engloba o SIM (Sistema Integrado dos Municipais) e o Centro Clínico, a enfermeira e professora universitária Ermelinda de Fátima Vicentin Esteves assumiu a coordenação em maio deste ano, após receber a sua aposentadoria.
Ermelinda atuou no Cesm (Centro Especializado da Saúde da Mulher) e na Vigilância Epidemiológica da secretaria da Saúde de Piracicaba. “Nós, que trabalhamos na área da enfermagem, sempre pensamos na continuidade do trabalho e no próximo. Quando fui convidada para atuar aqui, e fazer a gestão nesse ambulatório, vim decidida a enfrentar novos desafios. Vamos fazer o melhor para os servidores, oferecendo um atendimento humanizado a todos. Tudo que fazemos para melhorar o ser humano, em razão da saúde e no sentido mentalmente e espiritualmente, fazemos uma evolução no mundo. Isso tudo é gratificante para mim como profissional da enfermagem”, destacou.
Segundo a gestora, após tantos anos reivindicando à Secretaria de Saúde, finalmente o ambulatório conta com a instalação do sistema de saúde, chamado Olostech, para lançamento de exames laboratoriais, permitindo que os pacientes do Centro Clínico não precisem se locomover aos postinhos de saúde de seus bairros, para coletar exames. “Os exames de rotina serão colhidos no nosso ambulatório e o resultado será entregue ao paciente no retorno de sua consulta. Outros tipos de exames, serão direcionados para o laboratório municipal”, afirmou.
Com um corpo clínico composto por profissionais qualificados, o ambulatório conta com os ginecologistas, José Roberto Canola e Júlio César Barros Ayres; clínico geral, Vilson Dornelles e Edson Bicudo, que atua também como médico do trabalho. Além do clínico geral e geriatra Pedro Carvalho, que é especializado também em medicina desportiva e a pediatra, Emilene Ferreira Rosa.
Retornando nesta nova fase, o médico Júlio César Barros Ayres, está otimista com todas as melhorias realizadas pela entidade. “É com grande satisfação que participo de mais esta luta e conquista do Sindicato. No caminho certo, diante desta crise, fazendo os investimentos necessários e melhorando a qualidade dos serviços para os associados”, disse.
A enfermeira Aparecida Lucas, funcionária do Sindicato dos Municipais, vem acompanhando estas evoluções ao longo dos seus 15 anos de atuação na entidade. “As mudanças e remodelações do ambulatório foram importantes, pois fornecem os alicerces para um atendimento humanizado, com uma estrutura física e ótimos profissionais para atender os nossos associados”, afirmou.
GERIATRIA

Com o objetivo de trabalhar com promoção à saúde, na linha curativa e preventiva, tanto aos servidores ativos como aos aposentados e pensionistas, o médico Pedro Rebelo de Carvalho, atenderá no ambulatório na área da geriatria e hipertensão. Com um vasto currículo na área médica, Pedro Carvalho, foi o idealizador, operador e chefe, do Serviço de Diálise e Transplante Renal do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba no período de 1993 a 2008. Também é Coronel Médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de atuar na especialidade de clínico geral, geriatria e hipertensão. “Com tranquilidade, vamos fazer o nosso trabalho. Aqui é uma chance de exercer e de atuar com profissionalismo. Será um prazer, pois trabalharei com pessoas amigas que conhecem o meu trabalho”, destacou.
Além dos servidores ativos, os aposentados e pensionistas contribuintes espontâneos da Asapp (Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Prefeitura de Piracicaba), também serão consultados com o geriatra. A consultas deverão ser agendadas na Associação. Para o presidente da Asapp, Augusto Lopes Pino, trazer um geriatra para atender a categoria é uma conquista. “Foi com muito trabalho, que alcançamos esse melhoramento para a categoria. É um sonho antigo da Asapp, ter um geriatra para atender os nossos aposentados e pensionistas. Eu agradeço ao Sindicato pelo apoio e parceria”, disse.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Municipais, José Valdir Sgrigneiro, a entidade sindical tem trabalhado muito, inclusive nesta pandemia, aprimorando os atendimentos e preparando o Centro Clínico para atender os servidores da melhor forma possível. “Estamos em constantes mudanças para oferecer em nosso Complexo de Saúde, tanto do SIM como no Centro Clínico, uma estrutura e um corpo clínico que atenda às necessidades dos servidores e seus familiares”, ressaltou.
SERVIÇO 

O centro clínico fica no prédio anexo ao Sindicato dos Municipais, na rua Ipiranga, 553, no Centro. Os atendimentos são gratuitos aos associados e dependentes da entidade. Agendamentos de consultas pelo telefone: 3432-7571. Os aposentados e pensionistas podem agendar a consulta pelo telefone: 3432-3323.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima