Plantio simbólico celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

No evento da Sedema foram plantadas cinco mudas de árvores nativas – Crédito: Divulgação

Uma muda de jequitibá-rosa e três mudas de ipês-brancos foram plantadas em um ato simbólico em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nessa sexta (5), numa rotatória de acesso ao bairro Santa Rita. O evento promovido pela Sedema (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, José Otávio Menten, e técnicos da pasta.
O plantio foi na rotatória entre as avenidas Dorival Cruz Lima e João Flávio Ferro. “O meio ambiente ocupa relevância cada vez maior na sociedade. É essencial para a sustentabilidade e qualidade de vida”, declara o secretário Menten. “As demandas são muito amplas. O saneamento básico é fundamental e além da coleta de destinação adequada dos resíduos sólidos, há a necessidade de implantar e cuidar das áreas verdes, aumentar as áreas com árvores tanto na zona urbana como rural , dar atenção a fauna silvestre, evitar a poluição do ar, água e solo e outras ações”, lista o mandatário da Sedema.
Fora isso, salienta Menten, é fundamental investir na educação ambiental. “O somatório do comportamento adequado de cada pessoa contribui para melhoria do ambiente, que deve ser, sempre, respeitado”, diz.
A engenheira agrônoma Clementina Rossin, a organizadora do plantio celebrativo, observa que uma boa parte da população possui uma visão equivocada acerca do meio ambiente. “Normalmente, as pessoas acham que cuidar do meio ambiente é só plantar uma muda aqui, outra acolá”, afirma. “Mas o meio ambiente é algo muito mais amplo, envolve o tratamento adequado de resíduos sólidos, a proteção de florestas, matas ciliares, a conservação da água, o respeito à fauna, o tratamento de esgoto e outras atividades que são executadas pela Sedema”, salienta a responsável pelo Viveiro Municipal de Mudas.
“Hoje, plantamos quatro mudas produzidas no Viveiro Municipal, sendo três ipês-brancos e um jequitibá-rosa, espécie símbolo do Jardim Botânico de Piracicaba”, comenta Juliana Gonçalez Gragnani, analista ambiental da Sedema e coordenadora dos estudos para a implementação do Jardim Botânico – equipamento público criado por meio do Decreto 17.377/2018 com a missão de conservar, valorizar e difundir a importância do bioma Mata Atlântica, especialmente a Floresta Estacional Semidecidual, típica da região de Piracicaba.
Giovanni Batista, analista ambiental da Sedema e membro do Comitê Gestor da Área de Visitação Pública da Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), diz que é necessária “a reflexão sobre as ações dos seres humanos com relação ao Meio Ambiente”. “Esperamos que atos como esse possam estimular a população a participar cada vez mais dos debates e projetos relacionados ao tema, pois somente um meio ambiente em equilíbrio poderá gerar qualidade de vida a todos nós”, afirma. “Conheçam os diversos programas da Sedema através de seus canais de comunicação e participem da construção de uma Piracicaba mais sustentável”, convida o gestor do Horto de Tupi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima