Muito mais do que socorrer e cuidar, os socorristas e voluntários do Vira Latas Futebol Clube, em São Pedro, dão exemplos diários de amor, proteção e responsabilidade com a vida dos quase 100 animais que vivem no abrigo. Numa chácara particular, com segurança 24h e supervisão constante da voluntária Andrea Cordeiro, o aumento no número de adoções nesse período de pandemia está sendo comemorado.
“Apesar do socorro e recolha serem diários, muitas famílias, inclusive que vieram de São Paulo para ficar nas chácaras nessa quarentena, procuraram animais de porte pequeno e médio para fazer companhia e até mesmo poder levar para casa quando esse período passar”, disse Andrea, ao ressaltar que somente no mês passado foram cerca de 10 doações. “Neste primeira semana de junho já foram três”.
Idealizado em 2015, o Vira Latas não faz parte de nenhum projeto político e não tem vínculo com partidos, vereadores, ou associações. “Somos um grupo de socorristas que regasta e cuida de animais dentro de uma chácara particular e não trabalhamos com lares temporários. Os animais doentes ou machucados ficam sob meus cuidados, na minha chácara”, declarou. “Graças a Deus, também contamos com alguns veterinários da cidade que nos ajudam muito com as castrações e cuidados médicos”, frisou Andrea.
Para alimentar cerca de 100 animais, entre gatos e cachorros, o Vira Latas precisa em média de 1,5 toneladas de ração por mês. “São cerca de 50 a 70 quilos de ração por dia, dependendo da quantidade de animais resgatados. E ainda temos os doentinhos, que eu trato com comida, petiscos e até fígado”. Espécies silvestres, cavalos, tartarugas e até poneis já foram resgatados e cuidados também.
Por motivos de segurança dos animais, quem quiser conhecer o abrigo precisa marcar horário pelo telefone (11) 97455-3085. “Todas as pessoas que queiram conhecer, brincar, cuidar, ajudar na limpeza e nos cuidados são muito bem vindas. Como todo cachorro, os nossos amam brincar, jogar bola e ter companhia”. A voluntária disse que, neste período de frio, os animais tomam banho seco para evitar a pneumonia. “Até para colocar roupinhas e tirar durante o dia e gente precisa de ajuda”.
No caso de doação de ração e remédios, as pessoas podem levar ou deixar pago em qualquer agropecuária da cidade e avisar que é para o Vira Latas. O abrigo também precisa de cobertores, colchões, roupinhas e até brinquedos para os animais. “Todo tipo de doação é muito importante para mantermos todos saudáveis e seguros. Aqui no abrigo o que nunca faltam é amor e cuidados com os animais”.
SERVIÇO – Quem quiser conhecer o abrigo, ajudar, adotar, fazer doações de ração, medicamentos e até mesmo trabalho voluntário, a Andrea Cordeiro, responsável pelo Vira Latas Futebol Clube atende pelo (11) 97455-3085. Facebook/Vira Latas Futebol Clube. Instagram/@viralatasftclube. Site: viralatasfutebolclube.wordpress.com
Texto e fotos: Daniella Oliveira