Fealq Pela Vida: recursos para testes de Covid-19

Laboratório, no campus da USP de Piracicaba, foi equipado e homologado – Crédito: Divulgação/Fealq

A Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) iniciou em maio, a Campanha Fealq Pela Vida, que arrecada recursos para viabilização de testes da Covid-19 em trabalhadores do agronegócio e também pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Em Piracicaba, o laboratório do Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) já foi homologado pelo IAL (Instituto Adolfo Lutz) e recebeu autorização da Vigilância Sanitária para iniciar os exames, que serão por RT-PCR.
Coordenado pelos professores Luiz Lehmann Coutinho (Esalq) e Tsai Siu Mui, do Cena, o laboratório tem capacidade para realização de até 360 testes por dia. A campanha prevê duas formas de contribuição. Uma delas é a doação de recursos por meio de depósito bancário. O outro modo de colaborar é através da aquisição dos Testes Solidários. Nessa categoria, as empresas que atuam na produção e distribuição de alimentos fazem a contratação de diagnósticos para seus colaboradores e doam, no mesmo ato, exames que serão destinados à rede pública de saúde.
Além do laboratório de Piracicaba, a iniciativa beneficiará também as unidades da FZEA/USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos), que já realiza diagnósticos para o SUS em Pirassununga, e da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, que está em fase de certificação. Para que instituições de ensino e pesquisa possam oferecer o serviço à iniciativa privada, associações e prefeituras, a Fealq formaliza e garante legalidade aos contratos entre os laboratórios e as organizações que necessitam dos testes. “Como Fundação, temos um papel social a cumprir e não poderíamos ficar de braços cruzados em meio à crise provocada pelo novo coronavírus. Acredito que junto à Esalq, Cena, FZEA e Embrapa, e com apoio do agronegócio, podemos superar mais rapidamente os desafios da pandemia”, afirma Nelson Sidnei Massola Júnior, diretor-presidente da Fealq.
Veja como contribuir com a campanha no site fealq.org.br/pelavida, ou entre em contato pelo telefone: (19) 3417-6600.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima