A deputada estadual Professora Bebel (PT) denuncia a omissão do prefeito Barjas Negri em não oferecer nenhuma assistência às famílias que foram desalojadas da comunidade Taquaral, no último dia 7, em ação da Polícia Militar, na desocupação da propriedade particular determinada pela Justiça, em plena pandemia do coronavírus, em que as autoridades de saúde recomendam o isolamento social. A denúncia foi feita no início da noite de segunda (18), ao participar de uma live, pelas redes sociais, com a ex-moradoras da comunidade Taquaral Gabriela dos Santos Rosa e Gabriela Oliveira, que estão residindo na Igreja Batista Raízes, no bairro Morumbi, porque não tiveram para onde ir. A live foi coordenada pelo professor Adelino Oliveira e também contou com a participação do pastor da igreja Paulo Borges e de Ronaldo Almeida, secretário geral do Partido dos Trabalhadores (PT). Todos agradeceram o apoio que estão recebendo da população, que tem feito doações às famílias.
INDIGNAÇÃO – O que deixou indignada ainda mais a deputada e participantes da live é que o prefeito Barjas Negri teria postado em suas redes sociais, que a Prefeitura estaria dando toda assistência às famílias desalojadas, como informou Ronaldo Almeida. “Isso me deixa profundamente indignada. Com o poder que a Prefeitura tem, falar uma inverdade desta. Precisa passar muito óleo de peroba na cara”, disse Bebel.
Diante da ausência do poder público em auxiliar as famílias, a deputada Professora Bebel conseguiu, através de uma intermediação do professor Adelino, que o pastor Carlos Borges cedesse provisoriamente o salão da Igreja Batista Raízes para abrigar as famílias que não tinham para onde ir. Paralelo a isso, foi desenvolvida uma campanha de arrecadação de alimentos, roupas, colchões, materiais de limpeza e higiene, para atender os desabrigados, uma vez que parte deles saiu apenas com a roupa do corpo em função da forma como foi feita a desocupação. “Quero agradecer ao pastor por ter abrigado estas famílias e a todos que tem contribuído com esta campanha de doação”, disse Bebel, que também fez questão de agradecer uma professora do ensino fundamental que tem ido à igreja para lecionar para as crianças. As doações podem ser feitas na própria igreja, localizada na rua São Tomás de Aquino, 1185, no Bairro Morumbi.
A deputada lamenta a ausência do poder público, “uma vez que a Prefeitura poderia muito bem ajudar, já que o município estará recebendo cerca de R$ 49 milhões em recursos federais para atuar no combate à pandemia do coronavírus. Inclusive, a lei de responsabilidade fiscal está flexibilizada. Dizer que está cadastrando as famílias para os programas habitacionais do município é muito pouco”, falou Bebel.
Durante a live, as ex-moradoras da comunidade Taquaral relatam a situação em que estão vivendo, em abrigo improvisado dentro da Igreja Batista Raízes, em plena pandemia do coronavírus, num total de 22 pessoas, enquanto outras conseguiram abrigo na casa de parentes e amigos, mas encontram dificuldades para obter alimentação. “Hoje, nossos maridos saem para trabalhar e retornam à noite, e temos muito medo de estarem contaminados e passar para os demais abrigados”, disse Gabriela Rosa.
Diante desta insegurança, a deputada Professora Bebel também recorreu à Justiça para que a Prefeitura seja determinada a realizar testes rápidos de covid-19 nos abrigados. “É questão de saúde pública”, ressalta a parlamentar. Bebel também endereçou ofício ao prefeito Barjas Negri, na última sexta (15), cobrando qual será a posição da Prefeitura para auxiliar as famílias após o fim da pandemia do coronavírus.
Taquaral: deputada Bebel denuncia omissão do prefeito Barjas
20 de maio de 2020