Cardiologista lança campanha antitabagismo com artistas

 

O cantor piracicabano Tato Falamansa está entre os 14 artistas da campanha – Crédito: Bruno Ruiz

Com o objetivo de alertar a população de que o tabagismo é doença grave e que pode ter cura, Juliana Previtalli, médica cardiologista de Piracicaba, lança a campanha Paradas pro Sucesso, que consiste na divulgação através de vídeos curtos nos quais artistas executam um trecho de uma música de sua preferência, seguido da leitura de uma frase de impacto no tema antitabagismo. “Tenho estudado e tratado muitos tabagistas em meu consultório. Conversando com meu amigo e violinista Luis Fernando Dutra, tivemos a ideia de fazer essa campanha, de levar conhecimento, alertar para os riscos e propor uma atitude de mudança por meio de recadinhos. Os artistas são naturalmente muito expressivos, tem carisma, além de estarem em contato com muitos fãs e seguidores”, detalha a cardiologista.
O planejamento envolve a divulgação de um vídeo a cada dois ou três dias, apresentados por 14 artistas, o que resulta em material para cerca de 30 dias de campanha. “A divulgação está sendo feita através de vídeos divulgados em redes sociais, áudios dos vídeos divulgados ao longo da programação da Rádio Educativa FM 105,9 e dos jornais da cidade e portais digitais como o G1. Eu colhi o depoimento de cada um dos artistas e produzi material para ser entregue às mídias impressas”, destaca Juliana Previtalli.
A médica ressalta que fumar aumenta o risco de contrair infecções bacterianas e virais. De acordo com a cardiologista, há o dobro de risco de contrair Influenza e quatro vezes mais riscos de contrair a tuberculose, do que os indivíduos não fumantes. “Isso se deve a uma confluência de fatores, desde alterações das defesas estruturais a mecanismos imunológicos. A fumaça do tabaco e muitos dos seus componentes produzem alterações estruturais nas vias aéreas: aumento na permeabilidade da mucosa, comprometimento da defesa mucociliar, alterações na aderência de patógenos, interrupção do epitélio respiratório, fibrose e inflamação. Os mecanismos imunológicos seriam a redução da produção de anticorpos, que são nossas células de defesa”, explica.
Segundo a cardiologista, a cessação do tabagismo traz benefícios praticamente imediatos à saúde do indivíduo, como redução da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, melhora na oxigenação do sangue e na capacidade de expectoração (benefícios alcançados desde 20 minutos até algumas horas e dias).
Os artistas participantes da campanha e seus respectivos IGs no Instagram são: Luis Fernando Fischer Dutra @luisfernandofischerdutra; Thereza Alves @therezaalvesh; Júlia Simões @juliasimoes.cantora; Aninha Barros @aninhabarrosoficial; Cíntia Maria; Annichino Pinotti @cintiamariaannichino; Tato Falamansa @tatofalamansaoficial; Cintya Soares @criancaemusica; Luisa Libardi @luisaslibardi; Márcio Sartório @marciosartorio; Marcos Moraes @marcosmoraes_84; Pá Moreno @pamorenobrazil; Romualdo Sarcedo @romualdosarcedo; Bruno Belluco @brunobelluco; Douglas Simões; Ana Foizer @ana_foizer.
Todos os artistas tiveram a liberdade de escolher as falas para os vídeos da campanha, dentro de um banco de frases criados pela cardiologista. “Saúde, respiração, pulsação, vida! Fiquei muito contente por integrar com outros artistas, a Campanha Paradas pro Sucesso, pois, trabalho principalmente com a voz. Uma voz saudável já é 70% de matéria prima para um excelente resultado. A Dra. Juliana, com essa campanha, poderá incentivar e ajudar as pessoas a se livrarem do vício do fumo”, afirma a maestrina Cíntia Maria Annichino Pinotti.
SAÚDE 

O cantor piracicabano Tato Falamansa destaca a importância da campanha ser realizada no momento de combate à pandemia do novo coronavírus. “Fiquei muito honrado em participar de uma campanha de tamanha importância, primeiramente por partir de alguém de Piracicaba, e também porque coloca em discussão um mal frequente em nossa sociedade, principalmente entre os jovens”, enfatiza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima