Programa: Agência das Bacias PCJ presta conta do A3P

A Agência das Bacias PCJ reduziu em 86% o consumo de copos descartáveis plásticos – utilizados para consumo de água e café, na comparação entre os anos de 2018 e 2019. O número supera a meta de redução prevista no Plano de Gestão Socioambiental (PGS), que era de 50%. No período, também foi constatado a redução de 40% na quantidade de folhas de papel sulfite adquiridas.
Estes são alguns dos números que fazem parte do relatório do programa da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) elaborado pela Agência das Bacias PCJ e apresentado para o Ministério do Meio Ambiente, no último dia 31 de março. “O documento, que está disponível no site da entidade, é como uma prestação de contas do programa A3P, demostrando que a Agência das Bacias PCJ alcançou resultados importantes após a implementação do Plano de Ação no exercício de 2019. A entidade ingressou no projeto no final de 2018”, explica o Diretor Administrativo e Financeiro da Agência das Bacias PCJ, Ivens de Oliveira.
Informações sobre contratações sustentáveis, produção e destinação corretas de resíduos, consumo de água, ações de economia e a eficiência energética dentro da entidade também estão inclusas no documento. O objetivo da divulgação destes dados é comprovar os resultados obtidos, além das transformações ocorridas dentro da instituição que visam a sustentabilidade (econômica, social e ambiental) e o desenvolvimento do trabalho em grupo.
A gestão de pessoas sob a perspectiva da sustentabilidade, por exemplo, sempre fez parte do dia a dia da Agência das Bacias PCJ que, em 2019, realizou 70 cursos de capacitação sobre o tema aos seus colaboradores. Também organizou 15 campanhas e palestras de conscientização, além da elaboração de 14 publicações específicas sobre a temática.
De acordo com a coordenadora de Gestão, Kátia Gotardi os resultados do programa A3P PCJ foram utilizados para o desenvolvimento do relatório institucional da Agência das Bacias PCJ em 2019. Este foi desenvolvido segundo as diretrizes GRI (Global Reporting Initiative).
A3P
Criado há duas décadas, o programa A3P tem como objetivo promover e incentivar as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas. A adesão é voluntária e demanda engajamento pessoal e coletivo.
As instituições e seus funcionários são incentivados a adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, desde pequenas mudanças de hábito, até atitudes que geram economia, com base em cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação e licitações sustentáveis. Mais informações https://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima