O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro foi avaliado pelo Indsat – Indicador de Satisfação de Serviço Público – conquistando dois dos três primeiros lugares no ranking municipal. O abastecimento de água ficou em 2º lugar, com 776 pontos, seguido da qualidade da água, com 775, ambos com alto grau de satisfação.
“O nosso abastecimento de água, assim como a qualidade, está diretamente ligado a um trabalho de gestão e planejamento. Foi preciso fazer investimentos nas estações de tratamento, tubulação, reservatórios, estação de captação e muitas outras ações. E não paramos ainda. Temos muito a fazer”, disse Thiago Silva, vice-prefeito e diretor-presidente do Saaesp.
A pesquisa, realizada no 4º trimestre de 2019, é feita desde 2017 em São Pedro, assim como em outras 11 cidades do Aglomerado Urbano de Piracicaba.
De acordo com a pesquisa, o abastecimento de água em São Pedro registrou 82% de aprovação com ótimo e bom, 13% regular, 4% ruim e apenas 1% péssimo.
O índice de satisfação reflete exclusivamente a opinião dos moradores em relação aos serviços municipais prestados. A pontuação é calculada a partir de uma metodologia de classificação do Indsat baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.
Foram entrevistados 400 moradores. A maioria que destacou como “ótimo” o abastecimento de água é formada por mulheres, destas, 10% tem entre 31 e 50 anos e 14% acima de 50 anos, refletindo sobre a avaliação positiva do serviço diretamente pelas usuárias.
O ranking municipal, que avalia os serviços prestados no município a partir das notas dadas pelos moradores, tem a coleta de lixo em 1º lugar, com grau de excelência, seguido do abastecimento de água (2º lugar), qualidade da água (3º lugar), qualidade de vida (4º lugar), e iluminação pública (5º lugar), todos com alto grau de satisfação.